porsinal  
Introdução à Surdez
Publicado em 2010
Universidade Católica Editora
  João Paço
  Carla Branco
  Inês Moreira
  Cristina Caroça
  Maria Manuel Henriques
Educação Saúde

Descrição

A "Introdução à Surdez" foi concebida abordando a audição de uma forma profunda mas acessível a todos aqueles que, não estando envolvidos profissionalmente na otorrinolaringologia, se interessam, de uma forma ou de outra, por estas questões.

Sendo uma área extremamente complexa e em constante evolução, não nos preocupámos na explanação exaustiva da matéria. Marcámos como objectivo o carácter essencialmente utilitário, com informações actualizadas, que se procurou que fossem sucintas e aplicáveis às dúvidas mais comuns.

Optámos por seguir o esquema clássico da medicina, formulando quatro unidades que incluem anatomia e fisiologia, avaliação auditiva, patologia auditiva e terapêutica. Atendemos igualmente à maior ou menor importância relativa de cada tema, quer na perspectiva da compreensão do funcionamento do ouvido humano quer na frequência de cada uma das patologias e sua morbilidade.

Seleccionando o essencial, evitando questões controversas ou imprecisas, esperamos que este compêndio constitua um apoio efectivo no aprofundamento deste aliciante tema que é a audição.

Da mesma categoria
  • Educação para Surdos: Práticas e Perspectivas II
    Maria Cecília de Moura Sandra Regina Leite de Campos Sabine Antonialli Arena Vergamini
  • História da Educação de Surdos I
    Paulo Vaz de Carvalho
  •