porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Professora
Biografia do Autor
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Professora

Possui licenciatura em Letras com Inglês pela Universidade Salvador (2009); Especialização em Gramática e Texto pela mesma Universidade (2011) e Especialização em Libras pela Faculdade Dom Pedro II (2015). É professora de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Foi professora da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), com atuação nos cursos de Letras, Pedagogia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Radiologia, já ministrando as disciplinas Libras, Sintaxe, Linguística, Morfologia, Linguística textual, Inglês Instrumental e Metodologia Científica. Foi professora da Universidade Salvador (UNIFACS), lecionando as disciplinas Introdução ao Trabalho Científico/ Metodologia Científica, Educação e Tecnologias, Libras, Arte e Cultura, Comunicação Profissional e Projeto Integrador I e II.

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Professora
1 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Alessandra de Azevedo Costa Calixto

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Revista The Especialist, v. 41, n. 1  •  por Alessandra de Azevedo Costa Calixto
    Prticas de ensino de Lngua Portuguesa como segunda lngua no Instituto Federal Da Bahia: perspectiva bilngue e intermediao sensvel na sala de aula

    Este trabalho apresenta reflexões sobre a implantação e as práticas de ensino/aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Salvador, nas turmas dos/as estudantes Surdo/as do Ensino Médio e Superior nos anos de 2013 à 2015 e em 2018. Ele analisa os desafios e as possibilidades no desenvolvimento de um trabalho para a compreensão das práticas linguístico-discursivas de Surdos/as no processo de ensino/aprendizagem. Adota-se a noção de língua, segundo Bakhtin e Volochinov (2014), que a veem como um fenômeno de natureza social, que se concretiza na relação com o outro e considera a Libras como a primeira língua (L1) do Surdo (QUADROS e SCHMIEDT, 2006; ESPÍRITO SANTO, 2020). A abordagem metodológica foi qualitativa (LÜDKE e ANDRÉ, 1986), de observação participativa. As análises indicaram possibilidades de um trabalho de intermediação sensível (LIMA, 2019), dentro de uma perspectiva bilingue com Surdos/as nos níveis de médio e superior, respeitando a Libras como L1 e a LP como L2.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Alessandra de Azevedo Costa Calixto

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    21 artigos científicos
  • Ana Paula Oliveira e Fernandes
    Ana Paula Oliveira e Fernandes
    1 artigos científicos
  • Carlos Afonso
    Carlos Afonso
    3 artigos científicos
  • Juliana Guimarães Faria
    Juliana Guimares Faria
    1 artigos científicos
  • Severina Batista de Farias Klimsa
    Severina Batista de Farias Klimsa
    1 artigos científicos
  • Ana Paula Rodrigues Bastos
    Ana Paula Rodrigues Bastos
    1 artigos científicos
  • Eliane Francisca da Silva Ochiuto
    Eliane Francisca da Silva Ochiuto
    1 artigos científicos
  • Cássia Geciauskas Sofiato
    Cssia Geciauskas Sofiato
    1 artigos científicos
  • Fernando César Capovilla
    Fernando Csar Capovilla
    3 artigos científicos
  • Carilissa Dall ´Alba
    Carilissa Dall Alba
    1 artigos científicos
  •