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Orquídea Coelho
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Professora
Biografia do Autor
Orquídea Coelho
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Mestre e Doutora em Ciências da Educação, Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)

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5 Artigos Científicos publicados
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Artigos Científicos de Orquídea Coelho

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Cadernos de Educação, FaE/PPGE/UFPel, Pelotas [36]: 197-221  •  por Orquídea Coelho
    Da lógica da justificação à lógica da descoberta. Ser surdo num mundo ouvinte: um testemunho autobiográfico

    O nosso tema de análise é uma história de sucesso de um surdo, através do seu testemunho autobiográfico. Como muitas outras histórias de vida, esta dános conta de qualidades humanas como a persistência, a dedicação, ou uma imensa vontade de contornar e vencer osbtáculos. Mas, como iremos descobrir, neste caso, o nosso “protagonista” tem vindo a travar também, desde muito cedo, e ao longo de toda a sua vida, uma luta e vigilância atentas e permanentes, apenas possíveis de sustentar mobilizando elevadas doses de esforço e empenhamento e, ainda, abdicando de alguns dos seus direitos existenciais e de cidadania. A reflexão proposta em torno deste testemunho procura salientar alguns destes aspectos, e equacioná-los, à luz da situação de uma expressiva maioria de muitos outros surdos, que continuam a não ter acesso a uma educação condizente com as suas especificidades culturais e linguísticas, que continuam a não chegar à Universidade, a não aceder a uma Formação Profissional qualificante, a não ter direito a uma vinculação profissional, à independência econômica, social e afectiva, e a uma vida plena enquanto cidadãos.

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  • 2004 • Educação, Sociedade & Culturas, (22), 153-181
    Formação de Surdos: Ao Encontro da Legitimidade Perdida
    Resumo do Artigo Científico

    Educação, Sociedade & Culturas, (22), 153-181  •  por Orquídea Coelho
    Formação de Surdos: Ao Encontro da Legitimidade Perdida

    Neste artigo abordamos um pouco da história da educação dos surdos e da sua luta pela emancipação, pela igualdade de direitos, pelo pleno reconhecimento da suas línguas maternas, as Línguas Gestuais, pelo direito a serem portadores e produtores de uma cultura própria, a construírem uma identidade surda, e a assumirem, entre outros, o papel de professores/educadores surdos e de agentes transformadores da escola. Ao longo do texto, estas ideias são ilustradas através do recurso a vários testemunhos encontrados dispersos na literatura académica e não-académica, e com eles emerge o jacto de (à excepção de pequenos focos), a sociedade maioritária não ter vindo a reconhecer a urgéncia de uma mudança de paradigma nesta área, promovendo atitudes segregacionistas e educando os surdos numa perspectiva de auto-regulação e de construção de uma identidade ouvinte.

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  • 2002 • O particular e o global no virar do milénio: cruzar saberes em educação, Edições Colibri / Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, pp. 169-174
    Gestos Lusófonos: Projecto de cooperação com Angola no âmbito da surdez
    Resumo do Artigo Científico

    O particular e o global no virar do milénio: cruzar saberes em educação, Edições Colibri / Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, pp. 169-174  •  por Orquídea Coelho
    Gestos Lusófonos: Projecto de cooperação com Angola no âmbito da surdez

    A nossa comunicação consiste na apresentação de um projecto de cooperação com Angola, no âmbito da surdez, o qual tem em vista viabilizar uma intervenção em áreas diferentes e complementares. Tal projecto surgiu de contactos entre uma instituição portuguesa - APECDA/PORTO (Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas) e duas instituições angolanas - ANDA (Associação Nacional de Deficientes de Angola) e LARDEF (Liga de Apoio à Reintegração de Deficientes). Na nossa exposição procuraremos dar conta da natureza do projecto e das intenções que lhe subjazem, a partir dos objectivos que formulámos para o balizar. A saber: - apoiar crianças surdas angolanas, nomeadamente no que se refere à possibilidade de lhes assegurar a escolaridade básica; -proporcionar oportunidades de investigação e colaboração nas áreas da interculturalidade e da aquisição da linguagem; - assegurar apoios ao nível de equipamentos: audiométrico, audio-protésico, informático, de reabilitação educativa, e outros materiais; -incentivar e apoiar a formação de técnicos angolanos; - promover a formação de parcerias· que permitam dar corpo a um trabalho com exigências multidisciplinares e que confiram consistência, credibilidade e visibilidade às acções realizadas; -contribuir para a criação de uma associação especificamente voltada para a resolução dos problemas da surdez, uma vez que as associações existentes estão vocacionadas para o apoio à deficiência em geral e não para a surdez em particular, entendida como uma condição de vida que nos remete para questões inerentes· às minorias cultural e linguística.

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  • Como co-autor(a)

  • 2017 • In: Luís Grosso Correia; Ruth Leão; Sara Poças. (Org.). O Tempo dos Professores. 1ed.Porto: CIIE/FPCEUP/U.Porto, p.1101-1109
    A interface entre o processo formativo docente e a prática de ensino de Língua Gestual Portuguesa
    Resumo do Artigo Científico

    In: Luís Grosso Correia; Ruth Leão; Sara Poças. (Org.). O Tempo dos Professores. 1ed.Porto: CIIE/FPCEUP/U.Porto, p.1101-1109  •  por Orquídea Coelho
    A interface entre o processo formativo docente e a prática de ensino de Língua Gestual Portuguesa

    Trazemos para o debate as dimensões dos processos formativos de professores de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e a influências desses processos na prática docente desenvolvida no ensino de LGP no âmbito de Portugal. Para tanto, propomos enquanto objetivo geral do estudo em questão: analisar o processo de formação docente e a influência deste na prática pedagógica do ensino de LGP. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados empregamos a entrevista semiestruturada com um professor de Língua Gestual Portuguesa, a fim de discutir aspectos relacionados à formação docente e a prática de ensino de LGP. Os resultados preliminares indicam que o processo formativo do professor de Língua Gestual Portuguesa reflete uma conjuntura de necessidades de valorização desta língua, do reconhecimento das especificidades que envolvem o uso e ensino de línguas gestuais, bem como de outras influências e demandas apontadas no decorrer do processo de formação docente, tais como: o desenvolvimento de metodologias apropriadas as características visuais inerentes aos usuários de LGP e a necessidade de sistematização de materiais específicos para a propagação da LGP.

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  • 2015 • Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 3, p. 193-217
    Aprender/ensinar filosofia em Língua Gestual Portuguesa
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 3, p. 193-217  •  por Orquídea Coelho
    Aprender/ensinar filosofia em Língua Gestual Portuguesa

    Admitindo que “la philosophie trouve son élément dans la langue dite naturelle” (DERRIDA, 1988, p. 36) e defendendo uma visão linguístico-cultural da surdez, as aulas de Filosofia em contexto de surdez colocam problemas específicos. A tradução de conceitos filosóficos para língua gestual apresenta dificuldades particulares devido às caraterísticas das duas línguas (língua vocal e língua gestual/língua de sinais). Além disso, nem todos os conceitos filosóficos possuem gesto standard em língua gestual portuguesa. Dado o compromisso teórico e o imperativo legal (legislação portuguesa) de as aulas de Filosofia ocorrerem em língua gestual portuguesa, procurou-se perceber de que modo esta língua resolve o problema da ausência de gesto. Nesse sentido, solicitou-se a um grupo de docentes surdas/os de língua gestual portuguesa que explicassem textos filosóficos nos quais estão presentes alguns desses conceitos e analisaram-se essas produções gestuais com o intuito de extrair resultados elucidativos.

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