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Mônica Pereira dos Santos
Mônica Pereira dos Santos
Professora
Biografia do Autor
Mônica Pereira dos Santos
Mônica Pereira dos Santos
Professora

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia, Mestrado e PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres. Tem atuado como parecerista ad hoc em várias agências financiadoras de pesquisa, além de ser membro efetivo de importantes Associações nacionais e internacionais, como por exemplo, a Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPEd), Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC), e Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Atualmente, é coordenadora do Observatório Estadual de Educação Especial (OEERJ), diretamente vinculado ao Observatório Nacional (ONEESP) e do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe), que congrega mais de 25 Universidades, brasileiras e estrangeiras. Preside a Comissão Executiva do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva, e Coordena o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. É Diretora da Diretoria de Acessibilidade da UFRJ. Autora de três livros sobre inclusão em Educação e publicou vários artigos sobre a temática. É membro do conselho editorial da Revista Espaço, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), da Revista Brasileira de Educação Especial, da Revista Conhecimento e Diversidade e da Revista Poiesis Pedagógica. Atuou como gestora nacional da Gerência de Educação do Departamento Nacional do SESC entre 20042007 e Cocoordenadora do Programa Nacional Escola de Gestores/MEC (20092011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Políticas Educacionais e Inclusão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Perspectiva Omnilética de Inclusão em Educação, Interculturalidade em Educação, Direitos Humanos, Formação de Professores, Ensino-aprendizagem, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia Escolar, Psicologia Social, Psicopedagogia, Educação Especial. Fundadora e coordenadora do LaPEADE Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação. Orienta monografias de graduação, de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

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6 Artigos Científicos publicados
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Artigos Científicos de Mônica Pereira dos Santos

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Revista Teias (UERJ. Online), v. 12, p. 135-158  •  por Mônica Pereira dos Santos
    Do Desejável e do Real: Culturas de Inclusão ou de Exclusão na Formação de Futuros Professores de Educação Física?

    Este artigo originou-se de dissertação que investigou a formação de licenciandos com relação à inclusão em educação, a partir dos conceitos de culturas, políticas e práticas inclusivas. Enfocamos a questão das culturas partindo de quatro questões direcionadas aos respondentes, sobre: a relação interpessoal entre professores e alunos; a preocupação em atender à diversidade de alunos presentes na instituição; a preocupação em remover barreiras à aprendizagem e à participação e esforços em minimizar as discriminações. Pela análise de conteúdo, os dados mostraram discrepâncias com relação às respostas dos respondentes, apontando para a necessidade de se considerar os diferentes lugares e poderes a partir dos quais os sujeitos constroem suas culturas e práticas sobre inclusão.

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  • 2010 • In: Ângela Dalben; Júlio Diniz; Leiva Leal; Lucíola Santos. (Org.). Coleção Didática e Prática de Ensino: Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente.. 291ed.Belo Horizonte: Autêntica, v. 1, p. 269-.
    Culturas, políticas e práticas de formação docente para a diversidade: um desafio premente, mas nada atual
    Resumo do Artigo Científico

    In: Ângela Dalben; Júlio Diniz; Leiva Leal; Lucíola Santos. (Org.). Coleção Didática e Prática de Ensino: Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente.. 291ed.Belo Horizonte: Autêntica, v. 1, p. 269-.  •  por Mônica Pereira dos Santos
    Culturas, políticas e práticas de formação docente para a diversidade: um desafio premente, mas nada atual

    O presente artigo tem por objetivo apresentar a idéia de diversidade como associada à noção de diferença e heterogeneidade, por oposição a igualdade e homogeneidade. Pretende, também, defender o argumento de que a diversidade, apesar de não ser fenômeno recente na história humana, ainda constitui um desafio relevante à formação docente, na medida em que é tratada com discriminação e não reconhecida. O artigo ilustrará os argumentos com dados de pesquisa sobre a formação inicial de docentes em universidades públicas de três países e de levantamento exploratório de algumas grades curriculares de universidades públicas brasileiras. Constata, o artigo, que apesar de avanços identificáveis no que tange à visibilidade da diversidade em textos de lei e iniciativas de reformas curriculares, ainda há muito o que se caminhar no que tange ao efetivo reconhecimento da diversidade, pois que este depende da compreensão de três dimensões em inter-jogo em nossos cotidianos (culturas, políticas e práticas de luta contra as exclusões) e da conseqüente mudança pessoal e social no nível de cada dimensão. O artigo finaliza chamando a atenção para a importância do papel do docente nesta luta.

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  • 2006 • In: Eduardo José Manzini. (Org.). Inclusão e Acessibilidade. 1ed.Marília: UNESP, v. 1, p. 1-16
    Experiências Internacionais em Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
    Resumo do Artigo Científico

    In: Eduardo José Manzini. (Org.). Inclusão e Acessibilidade. 1ed.Marília: UNESP, v. 1, p. 1-16  •  por Mônica Pereira dos Santos
    Experiências Internacionais em Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

    O presente artigo tem por objetivo apresentar as tendências mais recentes relativas à inclusão de pessoas em situação de deficiência em dois países: Índia e África do Sul. Iniciarei com uma breve descrição sobre aspectos geopolíticos de cada país. Em seguida, apresentarei a estrutura do sistema educacional de cada um deles, situando a educação especial nestes contextos. Na seqüência, pretendo mostrar os movimentos em direção à inclusão a partir da legislação sobre o assunto, centralizando o interesse nos documentos mais recentes de cada país. Até aqui, tratarei cada país em separado.

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  • 2001 • In: Seminário Surdez-Diversidade Social, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário Surdez - Diversidade Social. Rio de Janeiro: INES, p. 27-34
    Escola para Todos – um Olhar pelo Mundo
    Resumo do Artigo Científico

    In: Seminário Surdez-Diversidade Social, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário Surdez - Diversidade Social. Rio de Janeiro: INES, p. 27-34  •  por Mônica Pereira dos Santos
    Escola para Todos – um Olhar pelo Mundo

    Este artigo tem como objetivo discutir e defender a existência de um sistema educacional que se proponha a atender, com qualidade, a todo o seu alunado, independente de suas características particulares originadas de suas habilidades, origem cultural, étnica, religiosa, opção sexual ou qualquer outro aspecto que o diferencie. Pretende ainda mostrar o que as pesquisas internacionais têm apontado como principais obstáculos à viabilização de uma educação democrática e de qualidade para todos, bem como mostrar que argumentos têm sido utilizados para combater esses obstáculos, removendo-os, ou pelo menos minimizando-os.

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  • 2000 • Integração (Fátima do Sul), Ministério da Educação/SEESP, v. 10, n.22, p. 34-40.
    Educação Inclusiva e a Declaração de Salamanca: Consequências ao Sistema Educacional Brasileiro
    Resumo do Artigo Científico

    Integração (Fátima do Sul), Ministério da Educação/SEESP, v. 10, n.22, p. 34-40.  •  por Mônica Pereira dos Santos
    Educação Inclusiva e a Declaração de Salamanca: Consequências ao Sistema Educacional Brasileiro

    Este artigo pretende contribuir para as discussões a respeito do processo de inclusão de alunos portadores de deficiências na rede regular de ensino à luz do que sugere um dos mais abrangentes documentos internacionais lançados na área: a Declaração de Salamanca (1994).

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  • 2000 • Anais do Seminário Surdez, desafios para o próximo Milênio – V Seminário Nacional do INES, p. 71-74
    Surdez: Desafios para o Próximo Milénio
    Resumo do Artigo Científico

    Anais do Seminário Surdez, desafios para o próximo Milênio – V Seminário Nacional do INES, p. 71-74  •  por Mônica Pereira dos Santos
    Surdez: Desafios para o Próximo Milénio

    O presente trabalho objetiva se constituir em um ensaio a respeito das contradições com que o discurso pela igualdade se reflete nos textos e nas práticas sociais, com ênfase particular à questão da surdez. Pretende, ainda, analisar o porque da escolha, por vezes paradoxal, de opções que vão de encontro ao ideário democrático, contradizendo-o ainda mais.

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  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Mônica Pereira dos Santos

      Sem livros editados ou inseridos.
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