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Uslei Paterno
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Professor
Biografia do Autor
Uslei Paterno
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Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2007 - atual).
Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005 - 2007).
Especialista em Educação Profissional Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2008-2009) Bacharel em Ciência biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997 - 2003).

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2 Artigos Cient�ficos publicados
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Artigos Científicos de Uslei Paterno

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Mato Grosso  •  por Uslei Paterno
    Lngua de Sinais no Instituo Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Santa Catarina: Proposta de Planificao Lingustica

    Os surdos se organizam socialmente como um povo. São sujeitos históricos, produtores de uma cultura e língua. A sua educação historicamento no Brasil não privilegia a sua língua e sua cultura. Nos últimos anos houve uma maior abertura a esse povo. Atualmente há legislação que legitima sua língua e orienta sobre o seu uso no processo educacional dos surdos. No atual momento faz-se necessário uma planificação linguistica para aumentar o status linguistico da língua brasileira de sinais. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina encontra-se numa posição privilegiada no Estado para realizar e executar essa planificação. Para isso primeiramente se delineia os problemas relacionados a língua e ao povo surdo, depois elege-se as ações e sua execução. Para aumentar o status linguistico da língua de sinais as principais ações são a disseminação dela através de cursos de língua de sinais abertos e nas licenciaturas. Trazer os surdos para estudar no IF-SC e proporcinar uma educação de qualidade e que privilegie a sua língua.

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  • Resumo do Artigo Científico

    Universidade Federal de Santa Catarina  •  por Uslei Paterno
    A Poltica Lingstica da Rede Estadual de Ensino em Santa Catarina em Relao Educao de Surdos

    O Estado de Santa Catarina implantou uma nova poltica lingstica em relao educao das pessoas surdas. Na anterior poltica os surdos eram ensinados a partir de uma perspectiva monolnge do portugus tanto na forma oral quanto escrita. Essa perspectiva educacional era embasada a partir de uma viso clnica da surdez. A nova poltica lingstica adota a perspectiva cultural do povo surdo e um ensino bilnge com libras e portugus dentro da rede estadual de educao. Para a implantao desta poltica lingstica houve um primeiro momento de planificao com o estudo dos problemas e dificuldades que os portadores de necessidade especial apresentavam nesta rede de ensino. A partir dos resultados obtidos dessa pesquisa, dos novos estudos sobre as lnguas de sinais e sobre os surdos, que deram o embasamento terico para essa propostas, e pelo movimento e luta da comunidade surda, planejou-se uma nova poltica de educao. A nova poltica do Estado de Santa Catarina prev turmas em libras para as sries iniciais do ensino fundamental e a atuao de um intrprete de libras/portugus para as sries finais e para o ensino mdio. O portugus ensinado com segunda lngua na modalidade escrita. Entretanto a coexistncias de duas lnguas no mesmo espao no pacfica, havendo uma zona de conflito. Para analisar esta zona de conflito entre a libras e o portugus dentro da escola estudou-se a atitude lingstica dos professores e funcionrios dentro do espao escolar e o status lingstico da libras. Os resultados obtidos foram que os professores embora apresentem uma tendncia de reao positiva em relao libras e ao educando surdo ainda persistem informaes equivocadas sobre ambos que podem comprometer o processo de ensino e aprendizado. Tambm verificou-se que aparentemente o status lingstico da libras est aumentando, pois ela passou de uma circulao restrita entre os pares surdos para estar circulando em outros espaos, com uma projeo futura de ampliao desses espaos. Todavia o portugus se apresenta como uma lngua de prestgio maior do que a libras. Para a atual poltica fica o desafio de desenvolver aes que busquem sanar alguns dos problemas encontrados, como a no capacitao do corpo docente como um todo, os preconceitos advindos de falta de informao e a desigualdade de foras entre a libras e o portugus.

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  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Uslei Paterno

      Sem livros editados ou inseridos.
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