porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Lia Gonçalves Gurgel
Lia Gonçalves Gurgel
Professora
Estatísticas de Publicação do Autor
Lia Gonçalves Gurgel
Lia Gonçalves Gurgel
Professora
1 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Lia Gonçalves Gurgel

Como autor(a) principal

  • 2015 • Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.23, n.3, p.261-280
    Narrativas sobre a educação literária bilíngue na prática pedagógica com alunos surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.23, n.3, p.261-280  •  por Lia Gonçalves Gurgel
    Narrativas sobre a educação literária bilíngue na prática pedagógica com alunos surdos

    Objetiva-se, com este artigo, apresentar análises da forma como se constituiu uma prática pedagógica baseada em uma proposta de educação literária bilíngue, realizada em uma escola de surdos de Porto Alegre. A pesquisa está inserida no campo dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, que desenvolvem suas investigações na centralidade que a cultura assume nos processos globais de formação e mudança social, bem como no papel constitutivo na formação de identidades e subjetividades. Essa proposta justifica-se pela relevância de análises sobre narrativas de práticas pedagógicas que envolvem o ensino das disciplinas escolares de forma culturalmente articulada, de modo que o eixo temático escolhido perpasse as línguas, as experiências e os conteúdos. O material empírico utilizado para a análise tem como base o registro das atividades desenvolvidas no período da prática pedagógica, configurando um total de dezesseis vídeos. A análise dos materiais possibilitou a construção de três categorias desenvolvidas a partir das particularidades do processo de contar e recontar histórias em um contexto bilíngue que envolve a língua brasileira de sinais (Libras) e a língua portuguesa. A primeira categoria explicita a experiência de contar e recontar histórias em um contexto bilíngue, com ênfase na articulação entre a leitura, escrita e tradução. A segunda categoria aborda a leitura de imagens realizada pelos alunos, com destaque para as percepções, apreciações e expressões produzidas; a terceira categoria tece considerações sobre a construção da narrativa pelo aluno. A partir dessa investigação, é possível evidenciar que a literatura articulada à proposta de ensino bilíngue contribui para estabelecer conexões entre línguas e culturas, bem como entre os conteúdos escolares propostos.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Lia Gonçalves Gurgel

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Fernando César Capovilla
    Fernando César Capovilla
    3 artigos científicos
  • Paulo Vaz de Carvalho
    Paulo Vaz de Carvalho
    8 artigos científicos
  • Eliane Francisca da Silva Ochiuto
    Eliane Francisca da Silva Ochiuto
    1 artigos científicos
  • Bruno Mendes
    Bruno Mendes
    1 artigos científicos
  • Alessandra de Azevedo Costa Calixto
    Alessandra de Azevedo Costa Calixto
    1 artigos científicos
  • Elaine Leal Fernandes
    Elaine Leal Fernandes
    2 artigos científicos
  • Dulcilene Saraiva Reis
    Dulcilene Saraiva Reis
    7 artigos científicos
  • Bernardo Luís Torres Klimsa
    Bernardo Luís Torres Klimsa
    1 artigos científicos
  • Gabriele Cristine Rech
    Gabriele Cristine Rech
    5 artigos científicos
  • Gladis Perlin
    Gladis Perlin
    6 artigos científicos
  •