porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Amílcar José Morais
Amílcar José Morais
Professor de Língua Gestual Portuguesa
Estatísticas de Publicação do Autor
Amílcar José Morais
Amílcar José Morais
Professor de Língua Gestual Portuguesa
4 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Amílcar José Morais

Como autor(a) principal

  • 2019 • Medi@ções. Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Vol 7, n. 1, p. 111-120
    Liderança Surda
    Resumo do Artigo Científico

    Medi@ções. Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Vol 7, n. 1, p. 111-120  •  por Amílcar José Morais
    Liderança Surda

    O tema “liderança Surda” é um dos temas mais preocupantes, que reflete a crítica construtiva na Comunidade Surda atual em Portugal. Esta expressão está relacio-nada com a expetativa da capacidade de influenciar as pessoas Surdas e as suas organizações associativas, especificamente a proteção dos direitos e deveres da Comunidade na sociedade maioritária. A reflexão feita neste texto demonstra a grande preocupação com a comunicação e os aspetos linguísticos que estão ligados à liderança e gestão organizacional, uma vez que se referem a relacionamentos interpessoais; através destes processos, os líderes e ativistas Surdos interessam-se por encontrar uma solução para melhorar a participação da Comunidade Surda a fim de estas realizarem as suas atividades na organização interna. Neste contexto, a comunicação precisa de ser encarada como uma ferramenta estratégica para o exercício da liderança e a linguística passará a ser avaliada enquanto melhoria do processo de usar a linguagem nos relacionamentos interpessoais, o que torna cada vez mais necessária a compreensão, a participação ativa e o envolvimento dos líderes/ativistas e associados no processo da gestão da comunicação e do conheci-mento da língua. Acrescente-se ainda que este trabalho tem por objetivo observar o comportamento linguístico de líderes Surdos relativamente a estilos específicos de níveis de Língua Gestual Portuguesa (LGP) como um aspeto das representações linguísticas.

    ×
  • 2016 • Plataforma porsinal.pt
    A Comunidade Surda e as Instituições
    Resumo do Artigo Científico

    Plataforma porsinal.pt  •  por Amílcar José Morais
    A Comunidade Surda e as Instituições

    Apresenta-se a situação da Comunidade Surda integrada em três aspetos, Comunidade, Família, e Sociedade Civil, nas duas áreas transversais Instituições e Estado Social. Em Portugal e em todo o mundo reconhece-se que a base fundamental da educação reside entre a família e as crianças dependentes. Na ligação à emotividade, afetividade, e linguística, incluindo à base biológica da aquisição da linguagem, a família surge sempre como pioneira na construção de caminhos de vida dos membros da Comunidade em geral, com o apoio do Estado e de outras instituições. No texto reflete-se sobre a Pessoa da Comunidade Surda, a Pessoa Surda, que vive numa sociedade maioritária com uma língua diferente. No desenvolvimento da Pessoa Surda no meio da família ouvinte existe barreira de comunicação, cognitiva, emocional e afetiva. O Estado e as suas medidas de apoio, bem como de outras instituições revelam uma posição de pouca exigência e elevada despesa.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    Plataforma porsinal.pt  •  por Amílcar José Morais
    Processos de mudança contemporânea na Comunidade Surda em Portugal

    O presente trabalho tem como objetivo apresentar os tipos de modelo de Estado e de política mais adequados para suprir as necessidades da Comunidade Surda na sociedade contemporânea em Portugal.
    No contexto histórico procura-se fazer um breve resumo sobre o que aconteceu ao modelo de Estado da República, ditadura e democrático, comparando conceitos tais como: Estado, modernidade, Comunidade, sociedade, entre outros. Por outro lado, verificar-se que o estudo faz parte dos movimentos sociais, nomeadamente do associativo, dando suporte para a participação dos cidadãos no Estado. Neste sentido, torna-se fundamental para o entendimento deste debate definir o que é sociedade, Comunidade Surda e os seus movimentos.

    ×
  • 2016 • Plataforma porsinal.pt
    Desigualdades Sociais da Comunidade Surda
    Resumo do Artigo Científico

    Plataforma porsinal.pt  •  por Amílcar José Morais
    Desigualdades Sociais da Comunidade Surda

    Podemos considerar que as desigualdades contemporâneas que afetam a Comunidade Surda são múltiplas e complexas. A Comunidade Surda é uma minoria com uma língua própria, em Portugal a Língua Gestual Portuguesa (LGP), e a dificuldade de comunicação leva a que muitas vezes ocorram situações de discriminação provocadas pelo desconhecimento da sociedade maioritária. Assim, podemos dizer que as desigualdades contemporâneas entre as duas comunidades (Surda e Ouvinte) se devem, na sua grande maioria, ao desconhecimento por parte da Comunidade Ouvinte das especificidades da Comunidade Surda.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Amílcar José Morais

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Mônica Conforto Gargalaka
    Mônica Conforto Gargalaka
    2 artigos científicos
  • Silvana Aguiar dos Santos
    Silvana Aguiar dos Santos
    5 artigos científicos
  • Mônica Pereira dos Santos
    Mônica Pereira dos Santos
    6 artigos científicos
  • Orquídea Coelho
    Orquídea Coelho
    7 artigos científicos
  • Josélia Neves
    Josélia Neves
    8 artigos científicos
  • Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    12 artigos científicos
  • Sílvia Andreis Witkoski
    Sílvia Andreis Witkoski
    6 artigos científicos
  • Carina Rebello Cruz
    Carina Rebello Cruz
    1 artigos científicos
  • Eudenia Magalhães Barros
    Eudenia Magalhães Barros
    3 artigos científicos
  • Ana Raquel Oliveira Lima
    Ana Raquel Oliveira Lima
    1 artigos científicos
  •