porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Professora
Estatísticas de Publicação do Autor
Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Professora
1 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Como autor(a) principal

  • 2014 • In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos, São Paulo. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, v. 1
    A Atuação e Percepção de Intérpretes de Libras sobre o Ensino de Ciências para Surdos
    Resumo do Artigo Científico

    In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos, São Paulo. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, v. 1  •  por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
    A Atuação e Percepção de Intérpretes de Libras sobre o Ensino de Ciências para Surdos

    A Constituição Federal do Brasil (1988) estatui que a educação é um direito de todos e que o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, deve ser garantido, em um processo conhecido como inclusão. Há vários avanços neste cenário, sendo os principais o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio oficial de comunicação dos surdos e sua obrigatoriedade como disciplina nos cursos de licenciatura. Entretanto, ainda há entraves para a plena inclusão do aluno surdo no ambiente escolar. No ensino de Ciências, alguns destes estão relacionados à adoção de currículos anuais muito extensos, o uso de termos abstratos e específicos, raramente contemplados em dicionários de Libras, além de pouco planejamento pedagógico e desinteresse dos gestores para promover ações de inclusão. O presente trabalho objetivou investigar os aspectos da realidade inclusiva e do ensino de Ciências voltado aos estudantes surdos, na visão de intérpretes de Libras que trabalham nas escolas municipais de Senador Canedo (Goiás). Para tal, estes profissionais responderam um questionário acerca de sua formação, atribuições, observações e desafios encontrados no ambiente de trabalho. Os resultados apontam que a inclusão não tem ocorrido em concordância com as leis sobre o tema, e que é notória uma melhor comunicação entre os educadores que atuam direta ou indiretamente com estes estudantes.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Michelle Sousa Mussato
    Michelle Sousa Mussato
    1 artigos científicos
  • Alessandra Franzen Klein
    Alessandra Franzen Klein
    2 artigos científicos
  • Larissa Pereira Gonçalves
    Larissa Pereira Gonçalves
    1 artigos científicos
  • Kleber Aparecido da Silva
    Kleber Aparecido da Silva
    1 artigos científicos
  • Isabel Sofia Correia
    Isabel Sofia Correia
    6 artigos científicos
  • Ana Paula Rodrigues Bastos
    Ana Paula Rodrigues Bastos
    1 artigos científicos
  • Elaine Leal Fernandes
    Elaine Leal Fernandes
    2 artigos científicos
  • Tânitha Gléria de Medeiros
    Tânitha Gléria de Medeiros
    3 artigos científicos
  • Uéslei Paterno
    Uéslei Paterno
    2 artigos científicos
  • Lisiane Mallmann
    Lisiane Mallmann
    2 artigos científicos
  •