Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2014, Campina Grande. Anais I CONEDU - Campina Grande: Realize, v. 1 • por Cesário Antônio Neves Júnior O meio ambiente pelo estudante surdo: Formação dos professores
O presente trabalho tem por objetivo discutir a formação de uma professora que trabalha com educação de surdos. Para tanto, inicialmente, faz uma discussão sobre inclusão, procurando diferenciá-la de integração. É destacado que a inclusão não deve ser algo imposto, mas vivenciada de forma rotineira e espontânea tanto no interior das escolas como fora delas. Também trata da Educação Ambiental e seus aspectos teóricos, para, ao final, abordar a EA sob uma perspectiva inclusiva, sendo um processo participativo, onde o Professor deve ser encarado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes que indicam uma conduta ética e cidadã. O trabalho é parte do esforço teórico que compõe a primeira etapa do trabalho monográfico e, dessa forma, expressa os caminhos que serão percorridos na próxima etapa, concernente à aplicação da pesquisa numa escola pública da cidade de Recife.