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Renato Dente Luz
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Psicólogo
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Renato Dente Luz
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7 Artigos Científicos publicados
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Artigos Científicos de Renato Dente Luz

Como autor(a) principal

  • 2013 • Libras em Estudo: Política Linguística, FENEIS-SP, p.13-37
    Reflexões sobre o bilinguismo geral: Apontamentos para o fortalecimento do bilinguismo de surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Libras em Estudo: Política Linguística, FENEIS-SP, p.13-37  •  por Renato Dente Luz
    Reflexões sobre o bilinguismo geral: Apontamentos para o fortalecimento do bilinguismo de surdos

    O tema deste capítulo é o das questões referentes ao bilinguismo geral pelos vieses, sobretudo psicológico, linguístico e político e suas implicações no campo do bilinguismo de surdos. Ao pensarmos o bilinguismo de surdos, assumimos aqui que este se encontra inserido tanto no contexto maior das definições e tensões do bilinguismo geral, quanto apresenta particularidades advindas da condição surda. Nosso objetivo foi pensar alguns aspectos biopsicossociais envolvidos na temática ampla do bilinguismo geral e o que isto levantaria de contribuições para o bilinguismo de surdos na atualidade. A partir de uma trilha percorrida sobre a condição humana, do mirante bilíngue amplo que alcançamos, de breves reflexões sobre os direitos humanos e as políticas públicas, da nomeação de uma condição surda atemporal a ser singularizada entre Outros, da constatação dos surdos serem, em geral, minoria sensorial e de recorrentemente eles sofrerem grande normatização, foi que levantamos sintéticos e críticos apontamentos no que tange ao bilinguismo de surdos e os dividimos em sete temáticas: a psicológica; a linguística; a legal; a política; a educacional; a escolar e a familiar. Não era nossa intenção esgotar assuntos tão complexos e delicados. No entanto, esperamos que, amparados pelo ético paradigma multilinguista, tais apontamentos contribuam com o fortalecimento da efetivação local dos direitos linguísticos dos que vivem a condição surda, por meio de um bilinguismo de surdos mais sólido.

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  • 2013 • In: I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência, São Paulo. Anais eletrônicos do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência.
    Em busca da aparição de surdos na contemporaneidade
    Resumo do Artigo Científico

    In: I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência, São Paulo. Anais eletrônicos do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência.  •  por Renato Dente Luz
    Em busca da aparição de surdos na contemporaneidade

    O presente trabalho é fruto da pesquisa realizada durante o doutorado do autor. Partindo de um profundo e duradouro laço afetivo com os surdos almejou-se melhor compreender, no campo da psicologia social, as condições ofertadas de existência plena e digna para estes amparando-se no efeito no autor das narrativas de alguns pais de surdos. A partir do encontro entre a trajetória do autor e as destes pais, buscou-se apontar, por meio da criação autoral de crônicas imagéticas (cenas), alguns dos principais desafios de quem experiencia a condição surda na contemporaneidade. Como resultados obtidos durante todo este processo encontramos que os surdos anseiam por melhores condições de aparição especialmente em quatro tópicos inter-relacionados: identificação exata de sua condição orgânica e que esta não os negue na demanda apresentada por seu rosto; garantia da oferta de um instrumento linguístico pleno, acessível e cotidiano; acesso aos saberes veiculados e facilitados por um Outro; e amparo humano que sustente a construção de sua presença singular no mundo.

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  • 2012 • Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. n13, p. 39-49
    A atualização dos processos de exclusão das pessoas surdas no âmbito educacional
    Resumo do Artigo Científico

    Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. n13, p. 39-49  •  por Renato Dente Luz
    A atualização dos processos de exclusão das pessoas surdas no âmbito educacional

    Em meio às discussões mais frequentemente focadas na inclusão educacional de pessoas surdas, deteremo-nos, aqui, nos processos de exclusão historicamente construídos em torno deste grupo a fim de compreendermos algumas das suas manifestações contemporâneas. Buscaremos considerar a escolarização como elemento, a um só tempo, socializador e subjetivante, ressaltando o uso e a apropriação linguística como essenciais neste processo. O impacto das práticas educativas excludentes na vida real de pessoas surdas no Brasil na contemporaneidade será aqui discutido a partir do depoimento de uma das autoras deste artigo, assim como de reflexões que articulam o referencial materialista-histórico a contribuições oriundas da psicanálise winnicottiana.

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  • 2011 • Tese (Doutorado) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo
    Cenas surdas parentais: Em busca da aparição de surdos na contemporaneidade
    Resumo do Artigo Científico

    Tese (Doutorado) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo  •  por Renato Dente Luz
    Cenas surdas parentais: Em busca da aparição de surdos na contemporaneidade

    Do profundo laço afetivo do pesquisador com as pessoas surdas e na busca por melhor compreender as condições ofertadas de existência plena e digna para estes é que se partiu para o testemunho das narrativas de alguns de seus pais: um casal e duas mães, todos moradores da Grande São Paulo na contemporaneidade, pais de três adolescentes/adultas surdas. O objetivo desta tese foi pensar o que de mais importante estas trajetórias parentais singulares poderiam revelar sobre as condições simbólicas e materiais ofertadas para que surdos alcancem experiências humanas de realização de si no mundo comum. A metodologia de campo utilizada foi a de entrevistas semiestruturadas, realizadas em dois encontros cada. As referências teóricas que orientaram a presente tese foram: a) o ser humano como um alguém portador de rosto único que para alcançar criativamente um si-mesmo demanda ethos humano encarnado por um Outro em situação; b) a narrativa como manifestação cultural privilegiada para a expressão do singular/universal; c) o pesquisador enquanto um ativo criador/intérprete/narrador compromissado com a politização da esfera pública. A partir destas referências, desenvolveu-se o conceito teórico de aparição e criou-se o dispositivo cena para a metodologia de análise. Este dispositivo foi usado para revelar ao leitor as principais características do universo surdo contemporâneo – através de cinco cenas surdas introdutórias – e para apresentar as passagens mais marcantes presentes nas narrativas dos pais entrevistados – doze cenas surdas parentais. Estes dois blocos de cenas surdas foram analisados à luz do conceito de aparição. Os resultados encontrados foram: 1) as narrativas facilitam experiências de aparição; 2) o dispositivo cena é uma rica metodologia de análise para estudar a aparição de um alguém ou grupo humano em quaisquer pesquisas em ciências humanas; 3) as pessoas que assumem viver o papel parental ontologicamente anseiam por reconhecimento ético e por sua própria aparição; 4) os pais que conseguem constituir um profundo laço afetivo com seus filhos demonstram grande expectativa de que estes também alcancem aparição e, por isso, seria possível pensar a qualidade das condições de aparição experienciadas pelos filhos através do que mais profundamente aflige e interroga seus pais; 5) e, por último, os surdos anseiam por melhores condições de aparição na situação contemporânea da Grande São Paulo essencialmente em quatro assuntos inter-relacionados: 5.1) identificação exata de sua condição orgânica e que esta não os negue relacionalmente na demanda apresentada por seu rosto; 5.2) garantia da oferta de um instrumento linguístico pleno, acessível e cotidiano; 5.3) acesso aos saberes portados e facilitados por presença ética; 5.4) amparo humano que sustente a construção de sua presença singular no mundo. Nas considerações finais, manifesta-se a esperança de que estes resultados possam tanto sensibilizar seus leitores/interlocutores para uma realidade situacional delicada e dificultadora da aparição de surdos, quanto politizar a esfera pública, de tal modo que melhores condições para a aparição destes no futuro possam existir no mundo comum.

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  • 2005 • Informativo Técnico-Científico Espaço, INES - Rio de Janeiro, n. 24, p.3-19
    Aspectos sociais na produção de distúrbios emocionais em situações de surdez precoce
    Resumo do Artigo Científico

    Informativo Técnico-Científico Espaço, INES - Rio de Janeiro, n. 24, p.3-19  •  por Renato Dente Luz
    Aspectos sociais na produção de distúrbios emocionais em situações de surdez precoce

    O presente artigo tem como objetivo chamar a atenção para os fatores sociais consequentes da dinâmica de nossa sociedade capitalista, que produzem direta ou indiretamente sofrimento psíquico e distúrbios emocionais em bebés ou crianças surdos precoces. Considerando que se vive em uma sociedade avessa à autonomia de seus indivíduos, se discutirá como pessoas que se tornam pais dessas crianças são atrapalhadas pela alienação social imposta e por profissionais tecnicistas, aumentando o impacto da surdez na família e dificultando a prática de éticas do cuidar no contato com esse filho, comprometendo assim o investimento parental do qual esse filho depende para existir psiquicamente. Para corroborar com a tese de produção social dos distúrbios emocionais na área de surdez, serão examinadas as situações atípicas nas quais este diagnóstico não é visto pelo viés puramente organicista, e as suas consequências na relação pais-filho e no desenvolvimento deste. Afim de examinar o mais profundamente possível as diferentes camadas deste fenômeno, evitando explicações parciais ou reducionistas, será feito uso de algumas contribuições teóricas emprestadas do materialismo dialético, da teoria crítica adorniana e da psicanálise winnicottiana.

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  • Resumo do Artigo Científico

    Revista Espaço - INES  •  por Renato Dente Luz
    Violência Psíquica e Surdez - Os Caminhos de um (des)encontro

    Certamente todo ser humano busca a comunicação. E é no aprimoramento desta comunicação, com a aquisição de uma língua, que se torna possível o desenvolvimento. Mas, para aprender uma língua é necessário vivenciá-la efetivamente. No caso de crianças com surdez pré-linguística, a aquisição da língua oral não acontece de forma comum, pois a língua oral não se encontra acessível. Durante muito tempo o caminho pedagógico adotado foi o Oralismo, processo violento que deixou profundas marcas. Porém, com o tempo e o fracasso deste, novas formas de se pensar na pessoa surda ganharam mais espaço. A partir de constatações teóricas e da atenção aos relatos de surdos surgiu o Bilinguismo. Tal .filosofia baseia-se na criação de um ambiente mais propício e de uma estimulação mais adequada, através do uso da língua de sinais. Nela, o surdo é visto de forma mais integrada e humana, também em suas capacidades. O presente artigo visa primeiramente propiciar uma breve reflexão acerca dos caminhos educacionais trilhados até o presente e destacar de que forma a visão do surdo, implícita neles, continua ainda influenciando a construção de seu psiquismo, para no final, buscar possíveis caminhos para tornar todo este desencontrado processo menos violento.

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  • Como co-autor(a)

  • 2010 • Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 14, Número 1, p.35-44
    Contribuições da escola para a (de)formação dos sujeitos surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 14, Número 1, p.35-44  •  por Renato Dente Luz
    Contribuições da escola para a (de)formação dos sujeitos surdos

    O artigo discute, a partir do diálogo entre materialismo histórico dialético e a psicanálise winnicottiana, as contribuições da escola para a constituição da identidade de sujeitos surdos. A análise de bibliografia pertinente apontou para a escassez de trabalhos que consideram a relação entre a escola e os processos de subjetivação dessas pessoas. Para compreender as discussões desse campo, foram realizadas reflexões sobre os fenômenos escolares contemporâneos à luz da Psicologia para uma Educação Formativa – e não deformadora – para todas e todos. Quanto à população surda, apesar de não haver consenso a respeito dos efeitos da escolarização em instituições inclusivas ou especializadas, concluiu-se que os profissionais da Educação precisam de liberdade e condições objetivas para criar/recriar espaços e estratégias de aprendizagem, com a finalidade de proporcionar aos educandos – e a si mesmos – experiências de relações mais horizontais com o outro, esteja ele marcado pela diferença linguística, sensorial, orgânica, etária, cognitiva ou étnica.

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