porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Lodenir Becker Karnopp
Lodenir Becker Karnopp
Professora / Investigadora
Estatísticas de Publicação do Autor
Lodenir Becker Karnopp
Lodenir Becker Karnopp
Professora / Investigadora
3 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Lodenir Becker Karnopp

Como autor(a) principal

  • 2014 • Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2/2014, p.93-109
    Humor na literatura surda
    Resumo do Artigo Científico

    Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2/2014, p.93-109  •  por Lodenir Becker Karnopp
    Humor na literatura surda

    O artigo situa-se no contexto das atuais investigações no campo da educação de surdos, que, a partir de mudanças da legislação e do reconhecimento político da diferença linguística e cultural das comunidades surdas, vêm focalizando o estudo de produções culturais desses grupos. Seu objetivo é apresentar um recorte introdutório de estudo do humor em língua de sinais brasileira (Libras), especificamente a partir da análise de piadas que circulam nas comunidades surdas. Considerando a literatura como objeto estético e como construção intertextual, propõe-se a análise de uma piada circulante em Libras, em cinco versões diferentes. Conclui-se que o humor privilegia temas socialmente controversos e as diferentes versões da piada Leão Surdo aborda a diferença linguística e cultural, a inversão de olhares, através de cenas que apresentam as vantagens de ser surdo, a comunicação com ouvintes, bem como a língua de sinais como conhecimento determinante para o final (in)feliz da história. O inesperado acontece: o violinista é devorado, pois a técnica – musical e auditiva – empregada para fazer leões adormecerem não funciona com o leão surdo. No entanto, em uma das versões dessa piada, quando o violinista usa a língua de sinais, o leão surdo adormece e a vida do violinista é preservada, graças ao conhecimento da língua de sinais.

    ×
  • 2010 • Cadernos de Educação - FaE/PPGE/UFPel - Pelotas [36]: 15 -174
    Produções culturais de surdos: análise da literatura surda
    Resumo do Artigo Científico

    Cadernos de Educação - FaE/PPGE/UFPel - Pelotas [36]: 15 -174  •  por Lodenir Becker Karnopp
    Produções culturais de surdos: análise da literatura surda

    O presente artigo apresenta dados de pesquisa sobre narrativas e histórias publicadas sobre surdos e a língua de sinais. A análise do registro das histórias pretende contribuir com as discussões referentes à literatura surda, potencializando assim a produção de conhecimentos nessa área. A análise de livros impressos teve como critério a seleção de livros cuja temática fosse a surdez, a língua de sinais e/ou surdos, considerando as publicações a partir de 2000, período em que iniciou também uma ampla movimentação em torno da língua de sinais e da cultura surda no Brasil. Nem todos os livros que apresentam personagens surdos ou que tematizam a surdez fazem parte da literatura surda. O trabalho de análise do registro de histórias verificou que alguns dos livros produzidos referem o uso da língua de sinais, mas descontextualizado do pertencimento a uma comunidade de surdos. Representações de surdos ligadas à ideia de superação ou de compensação da surdez estão presentes em alguns dos materiais analisados. No entanto, outros livros focalizam o uso da língua de sinais por pessoas surdas, o pertencimento cultural, a questão da identidade e da cultura surda, presentes nos textos e/ou nas imagens. Dos materiais analisados, percebe-se que surdos contadores de histórias buscam o caminho da auto-representação na luta pelo estabelecimento do que reconhecem como suas identidades, através da legitimidade de sua língua, de suas formas de narrar as histórias, de suas formas de existência, de suas formas de ler, traduzir, conceber e julgar os produtos culturais que consomem e que produzem.

    ×
  • Como co-autor(a)

  • 2015 • Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.23, n.3, p.261-280
    Narrativas sobre a educação literária bilíngue na prática pedagógica com alunos surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.23, n.3, p.261-280  •  por Lodenir Becker Karnopp
    Narrativas sobre a educação literária bilíngue na prática pedagógica com alunos surdos

    Objetiva-se, com este artigo, apresentar análises da forma como se constituiu uma prática pedagógica baseada em uma proposta de educação literária bilíngue, realizada em uma escola de surdos de Porto Alegre. A pesquisa está inserida no campo dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, que desenvolvem suas investigações na centralidade que a cultura assume nos processos globais de formação e mudança social, bem como no papel constitutivo na formação de identidades e subjetividades. Essa proposta justifica-se pela relevância de análises sobre narrativas de práticas pedagógicas que envolvem o ensino das disciplinas escolares de forma culturalmente articulada, de modo que o eixo temático escolhido perpasse as línguas, as experiências e os conteúdos. O material empírico utilizado para a análise tem como base o registro das atividades desenvolvidas no período da prática pedagógica, configurando um total de dezesseis vídeos. A análise dos materiais possibilitou a construção de três categorias desenvolvidas a partir das particularidades do processo de contar e recontar histórias em um contexto bilíngue que envolve a língua brasileira de sinais (Libras) e a língua portuguesa. A primeira categoria explicita a experiência de contar e recontar histórias em um contexto bilíngue, com ênfase na articulação entre a leitura, escrita e tradução. A segunda categoria aborda a leitura de imagens realizada pelos alunos, com destaque para as percepções, apreciações e expressões produzidas; a terceira categoria tece considerações sobre a construção da narrativa pelo aluno. A partir dessa investigação, é possível evidenciar que a literatura articulada à proposta de ensino bilíngue contribui para estabelecer conexões entre línguas e culturas, bem como entre os conteúdos escolares propostos.

    ×
  • Outros Especialistas
  • Fernando César Capovilla
    Fernando César Capovilla
    3 artigos científicos
  • Ana Isabel Pinheiro Silva
    Ana Isabel Pinheiro Silva
    3 artigos científicos
  • Katia Regina Conrad
    Katia Regina Conrad
    2 artigos científicos
  • Regina Maria Russiano Mendes
    Regina Maria Russiano Mendes
    1 artigos científicos
  • Maximina Girão Ribeiro
    Maximina Girão Ribeiro
    1 artigos científicos
  • Ana Claudia Balieiro Lodi
    Ana Claudia Balieiro Lodi
    10 artigos científicos
  • Zilda Maria Gesueli
    Zilda Maria Gesueli
    4 artigos científicos
  • Vinícius Nascimento
    Vinícius Nascimento
    8 artigos científicos
  • Omar Barbosa Azevedo
    Omar Barbosa Azevedo
    4 artigos científicos
  • Maria José Duarte Freire
    Maria José Duarte Freire
    4 artigos científicos
  •