porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Lara Ferreira dos Santos
Lara Ferreira dos Santos
Professora
Biografia do Autor
Lara Ferreira dos Santos
Lara Ferreira dos Santos
Professora

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2014). Atualmente é e Professora Adjunta da UFSCar, ministrando a disciplina ?Introdução a Língua Brasileira de Sinais?, e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Atuou como Intérprete de Libras em diversos espaços. Tem experiência na área de Surdez; e na área educacional de atendimento bilíngue a alunos surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue, intérprete de Libras, escola inclusiva, instrutor surdo. Vencedora (1o. lugar) do 56o. Prêmio Jabuti -2014 - pela obra "Tenho um aluno surdo. E agora?".

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Lara Ferreira dos Santos
Lara Ferreira dos Santos
Professora
1 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Lara Ferreira dos Santos

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • Resumo do Artigo Científico

    Revista The Especialist, v. 41, n. 1  •  por Lara Ferreira dos Santos
    A contribuio das brincadeiras para o aprendizado de Libras por crianas surdas

    Esta pesquisa objetiva compreender o processo de desenvolvimento da língua de sinais por crianças surdas através de brincadeiras e jogos, na educação infantil. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, foram utilizadas videogravações realizadas durante o período de seis meses (em 2017), para analisar crianças surdas no momento do brincar, em uma sala multisseriada com configuração de brinquedoteca. Os participantes são três crianças da Educação Infantil, de uma escola pública, com um Programa de Educação Bilíngue para surdos, cuja proposta é proporcionar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de instrução. O estudo e suas análises estão amparados nos pressupostos de Vygotsky, e por autores da área da surdez. Os resultados indicam que, quando a brincadeira é adequada e agrada as crianças, a língua emerge de maneira mais natural; bem como a necessidade de reflexão sobre práticas pedagógicas mais adequadas à faixa etária proposta.

    ×
  • Outros Especialistas
  • Ana Paula Jung
    Ana Paula Jung
    3 artigos científicos
  • Joseane dos Santos do Espírito Santo
    Joseane dos Santos do Esprito Santo
    1 artigos científicos
  • Maria do Céu Gomes
    Maria do Cu Gomes
    8 artigos científicos
  • Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
    Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
    2 artigos científicos
  • Kleber Aparecido da Silva
    Kleber Aparecido da Silva
    1 artigos científicos
  • Nídia Limeira de Sá
    Ndia Limeira de S
    3 artigos científicos
  • Danielle Sousa
    Danielle Sousa
    4 artigos científicos
  • Vanessa Regina de Oliveira Martins
    Vanessa Regina de Oliveira Martins
    8 artigos científicos
  • Kátia Nascimento
    Ktia Nascimento
    1 artigos científicos
  • Elaine Leal Fernandes
    Elaine Leal Fernandes
    2 artigos científicos
  •