porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Lara Ferreira dos Santos
Lara Ferreira dos Santos
Professora
Biografia do Autor
Lara Ferreira dos Santos
Lara Ferreira dos Santos
Professora

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2014). Atualmente é e Professora Adjunta da UFSCar, ministrando a disciplina ?Introdução a Língua Brasileira de Sinais?, e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Atuou como Intérprete de Libras em diversos espaços. Tem experiência na área de Surdez; e na área educacional de atendimento bilíngue a alunos surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue, intérprete de Libras, escola inclusiva, instrutor surdo. Vencedora (1o. lugar) do 56o. Prêmio Jabuti -2014 - pela obra "Tenho um aluno surdo. E agora?".

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Lara Ferreira dos Santos
Lara Ferreira dos Santos
Professora
1 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Lara Ferreira dos Santos

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • Resumo do Artigo Científico

    Revista The Especialist, v. 41, n. 1  •  por Lara Ferreira dos Santos
    A contribuição das brincadeiras para o aprendizado de Libras por crianças surdas

    Esta pesquisa objetiva compreender o processo de desenvolvimento da língua de sinais por crianças surdas através de brincadeiras e jogos, na educação infantil. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, foram utilizadas videogravações realizadas durante o período de seis meses (em 2017), para analisar crianças surdas no momento do brincar, em uma sala multisseriada com configuração de brinquedoteca. Os participantes são três crianças da Educação Infantil, de uma escola pública, com um Programa de Educação Bilíngue para surdos, cuja proposta é proporcionar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de instrução. O estudo e suas análises estão amparados nos pressupostos de Vygotsky, e por autores da área da surdez. Os resultados indicam que, quando a brincadeira é adequada e agrada as crianças, a língua emerge de maneira mais natural; bem como a necessidade de reflexão sobre práticas pedagógicas mais adequadas à faixa etária proposta.

    ×
  • Outros Especialistas
  • Severina Batista de Farias Klimsa
    Severina Batista de Farias Klimsa
    1 artigos científicos
  • Susana Barbosa de Sousa
    Susana Barbosa de Sousa
    1 artigos científicos
  • Danielle Sousa
    Danielle Sousa
    4 artigos científicos
  • Leonel Domingues Deusdado
    Leonel Domingues Deusdado
    2 artigos científicos
  • Orquídea Coelho
    Orquídea Coelho
    7 artigos científicos
  • Milene Galvão Bueno
    Milene Galvão Bueno
    1 artigos científicos
  • Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
  • Ana Paula Jung
    Ana Paula Jung
    3 artigos científicos
  • Carina Rebello Cruz
    Carina Rebello Cruz
    1 artigos científicos
  • Dolors Rodríguez-Martín
    Dolors Rodríguez-Martín
    1 artigos científicos
  •