porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Deise Maria Szulczewski
Deise Maria Szulczewski
Estatísticas de Publicação do Autor
Deise Maria Szulczewski
Deise Maria Szulczewski
1 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Deise Maria Szulczewski

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • 2009 • VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?. São Leopoldo: Casa Leiria. p.920-921
    Inclusão/Exclusão de alunos surdos na escola regular
    Resumo do Artigo Científico

    VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?. São Leopoldo: Casa Leiria. p.920-921  •  por Deise Maria Szulczewski
    Inclusão/Exclusão de alunos surdos na escola regular

    Apresentar a surdez como diferença linguística, portanto, uma diferença cultural, tem sido um dos principais desafios enfrentados pelos surdos. Embora a comunidade surda brasileira tenha conquistado direitos como, por exemplo, o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – como língua oficial, o discurso clínico-terapêutico permanece presente na educação dos surdos incluídos em escolas regulares, reproduzindo uma surdez sustentada apenas por uma ausência da audição que necessita ser reabilitada. Este artigo objetiva documentar três casos de inclusão de alunos surdos em escolas regulares da rede básica municipal da região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil. Fundamentado em autores como Skliar (2001), Perlin (2001), Lopes (2007), Dorziat (2009), entre outros, o artigo apresenta um resgate dos propósitos da inclusão escolar de surdos e discute a importância da escola especializada na educação desses sujeitos, bem como a importância da língua de sinais para o desenvolvimento dos alunos. Através de uma análise em questionários aplicados com as professoras dos três alunos surdos e de anotações em diário de campo, percebeu-se que, em dois dos três casos, há falta de entendimento sobre a surdez, como também uma associação das dificuldades de comunicação dos alunos com distúrbios cognitivos. Além disso, é possível identificar práticas ouvintistas, em todos os três casos, que atuam, muitas vezes subliminarmente, de forma a normalizar a identidade desses alunos.

    ×
  • Livros de Deise Maria Szulczewski

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Cristina Portugal
    Cristina Portugal
    5 artigos científicos
  • Filipe Venade de Sousa
    Filipe Venade de Sousa
    1 artigos científicos
  • Joana Morêdo Pereira
    Joana Morêdo Pereira
    5 artigos científicos
  • Susana Barbosa de Sousa
    Susana Barbosa de Sousa
    1 artigos científicos
  • Nídia Limeira de Sá
    Nídia Limeira de Sá
    3 artigos científicos
  • Maria do Céu Gomes
    Maria do Céu Gomes
    8 artigos científicos
  • Bernardo Luís Torres Klimsa
    Bernardo Luís Torres Klimsa
    1 artigos científicos
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    2 artigos científicos
  • Terezinha Nunes
    Terezinha Nunes
    5 artigos científicos
  • Ana Rodrigues
    Ana Rodrigues
    1 artigos científicos
  •