porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Vanessa Scheid Santanna de Mello
Vanessa Scheid Santanna de Mello
Estatísticas de Publicação do Autor
Vanessa Scheid Santanna de Mello
Vanessa Scheid Santanna de Mello
1 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Vanessa Scheid Santanna de Mello

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • 2009 • VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?. São Leopoldo: Casa Leiria. p.920-921
    Inclusão/Exclusão de alunos surdos na escola regular
    Resumo do Artigo Científico

    VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?. São Leopoldo: Casa Leiria. p.920-921  •  por Vanessa Scheid Santanna de Mello
    Inclusão/Exclusão de alunos surdos na escola regular

    Apresentar a surdez como diferença linguística, portanto, uma diferença cultural, tem sido um dos principais desafios enfrentados pelos surdos. Embora a comunidade surda brasileira tenha conquistado direitos como, por exemplo, o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – como língua oficial, o discurso clínico-terapêutico permanece presente na educação dos surdos incluídos em escolas regulares, reproduzindo uma surdez sustentada apenas por uma ausência da audição que necessita ser reabilitada. Este artigo objetiva documentar três casos de inclusão de alunos surdos em escolas regulares da rede básica municipal da região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil. Fundamentado em autores como Skliar (2001), Perlin (2001), Lopes (2007), Dorziat (2009), entre outros, o artigo apresenta um resgate dos propósitos da inclusão escolar de surdos e discute a importância da escola especializada na educação desses sujeitos, bem como a importância da língua de sinais para o desenvolvimento dos alunos. Através de uma análise em questionários aplicados com as professoras dos três alunos surdos e de anotações em diário de campo, percebeu-se que, em dois dos três casos, há falta de entendimento sobre a surdez, como também uma associação das dificuldades de comunicação dos alunos com distúrbios cognitivos. Além disso, é possível identificar práticas ouvintistas, em todos os três casos, que atuam, muitas vezes subliminarmente, de forma a normalizar a identidade desses alunos.

    ×
  • Livros de Vanessa Scheid Santanna de Mello

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Milena Maria Pinto
    Milena Maria Pinto
    1 artigos científicos
  • Angela Russo
    Angela Russo
    4 artigos científicos
  • Dulcilene Saraiva Reis
    Dulcilene Saraiva Reis
    7 artigos científicos
  • Terezinha Nunes
    Terezinha Nunes
    5 artigos científicos
  • Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
    Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
    1 artigos científicos
  • Neiva de Aquino Albres
    Neiva de Aquino Albres
    27 artigos científicos
  • Ana Rodrigues
    Ana Rodrigues
    1 artigos científicos
  • Alessandra de Azevedo Costa Calixto
    Alessandra de Azevedo Costa Calixto
    1 artigos científicos
  • Paulo Vaz de Carvalho
    Paulo Vaz de Carvalho
    8 artigos científicos
  • Carina Rebello Cruz
    Carina Rebello Cruz
    1 artigos científicos
  •