porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
César Augusto de Assis Silva
César Augusto de Assis Silva
Antropólogo
Estatísticas de Publicação do Autor
César Augusto de Assis Silva
César Augusto de Assis Silva
Antropólogo
9 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de César Augusto de Assis Silva

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Revista Sures, v. 3, p.1-15  •  por César Augusto de Assis Silva
    A constituição da língua brasileira de sinais: considerações sobre a missão protestante com surdos

    Recentemente, no Brasil, a língua brasileira de sinais (libras) foi reconhecida em termos jurídico. O objetivo deste artigo é demonstrar um aspecto do complexo processo histórico de constituição dessa língua: o papel de atividades missionárias protestantes com surdos (luteranas e batistas). Além disso, demonstro como nesse mesmo processo a surdez também passou a ser afirmada em termos de particularidade cultural.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    Revistas Espaço, Rio de Janeiro, n.39  •  por César Augusto de Assis Silva
    O papel de agentes religiosos na surdez: considerações sobre a constituição da cultura surda

    o objetivo desse texto é colocar sob análise o papel de agentes religiosos na elaboração da surdez afirmada como particularidade étnico-linguística. Para tanto, retomo brevemente a minha trajetória etnográfica nos domínios da surdez, com a intenção de evidenciar como desloquei o foco de minha análise para instituições e agentes religiosos. Em um segundo momento, argumento sobre o papel fundamental de agentes e instituições religiosos, sobretudo, Igreja Católica, Igreja Evangélica Luterana do Brasil e Igreja Batista na elaboração da surdez que ganhou normatividade jurídica no século XXI.

    ×
  • 2012 • Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 32(1): 13-38
    Igreja Católica e surdez: Território, associação e representação política
    Resumo do Artigo Científico

    Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 32(1): 13-38  •  por César Augusto de Assis Silva
    Igreja Católica e surdez: Território, associação e representação política

    O objetivo deste artigo é analisar a posição chave da Igreja Católica na produção de formas de associação primária de pessoas com surdez no Brasil. Essa atuação levou à consolidação da denominada língua brasileira de sinais (libras) e de formas de associação civil e política. Compõe o universo empírico da análise a relação de longa duração dessa instituição com a educação de surdos, a vasta rede de congregações católicas fundadoras de escolas especiais, bem como as trajetórias de agentes de poder, vinculados à Igreja Católica, que ocupam posições de representação política no âmbito da surdez.

    ×
  • 2011 • Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
    Entre a deficiência e a cultura: Análise etnográfica de atividades missionárias com surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo  •  por César Augusto de Assis Silva
    Entre a deficiência e a cultura: Análise etnográfica de atividades missionárias com surdos

    O objetivo desta reflexão é empreender uma análise sobre o processo de constituição da surdez como particularidade étnico-lingüística. Primeiramente, o foco privilegiado é a comparação etnográfica e histórica das práticas de algumas instituições religiosas - Igreja Católica, Igreja Batista e Testemunhas de Jeová – que têm se ocupado da atividade missionária com surdos. Como procedimento metodológico, a atenção esteve voltada para a dimensão performativa dos rituais dessas instituições, com a intenção de revelar como elas produzem diferenças entre pessoas em termos de audição, língua e cultura. Compõem também o universo empírico dicionários religiosos e manuais de evangelismo referentes à surdez. Em um segundo momento, a intenção é revelar a circulação de agentes com trajetória religiosa em outras instâncias, tais como, movimento social, instituições universitárias e mercado (que emerge relacionado à língua brasileira de sinais – libras). As trocas entre esses domínios religiosos e não religiosos foram constitutivas para o engendramento da surdez como particularidade étnico-lingüística traduzida em normatividade jurídica no interior do Estado-nação.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    Debates do NER, Porto Alegre, ano 12, n. 20 p. 121-143  •  por César Augusto de Assis Silva
    As congregações em Língua de Sinais das Testemunhas de Jeová: A Universalidade do Governo do Reino de Deus e a Particularidade das Línguas

    A língua brasileira de sinais (libras) foi reconhecida juridicamente em 2002. No processo que levou ao engendramento da surdez como particularidade linguística, algumas instituições religiosas foram importantes. Entre estas, destaca-se as Testemunhas de Jeová. O objetivo deste artigo é analisar o projeto específico de evangelização em língua de sinais. A sua atuação se caracteriza pela fundação de congregações particulares dessa língua, com uma larga produção de vídeos e o treino sistemático da oratória. Contudo, em consonância com sua teologia, tal projeto não leva à afirmação de particularismo identitários políticos na surdez, não havendo em seus rituais uma marcação de diferenças entre surdos e ouvintes. Seu projeto trata sobretudo de traduzir suas práticas para essa língua e a transformação de sujeitos surdos em filhos escolhidos de Jeová.

    ×
  • 2010 • Ponto Urbe - Revista do núcleo de antropologia urbana da USP, 7
    Morar com dignidade, viver na comunidade
    Resumo do Artigo Científico

    Ponto Urbe - Revista do núcleo de antropologia urbana da USP, 7  •  por César Augusto de Assis Silva
    Morar com dignidade, viver na comunidade

    Em 25 de setembro de 2010, ocorreu em São Paulo, no Colégio Espírito Santo – escola católica dirigida pela Congregação das Servas do Espírito Santo –, o IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo, organizado pela Pastoral das Pessoas com Deficiência, cujo tema foi Morar com dignidade, viver na comunidade.

    ×
  • 2009 • Ponto Urbe - Revista do núcleo de antropologia urbana da USP, 4
    Edward Burnett Tylor e a linguagem gestual
    Resumo do Artigo Científico

    Ponto Urbe - Revista do núcleo de antropologia urbana da USP, 4  •  por César Augusto de Assis Silva
    Edward Burnett Tylor e a linguagem gestual

    É muito provável que o leitor se interrogue acerca do interesse em se traduzir um capítulo de livro de um antropólogo evolucionista do século XIX, que sequer é o mais citado, e, além disso, sobre um tema pouco estudado nas ciências sociais: a comunicação gestual dos surdos. Não foram poucas, contudo, as razões que motivaram a tradução de “A linguagem gestual”, capítulo do livro Researches into the Early History of Mankind and the Development of Civilization, de Edward Burnett Tylor, antropólogo britânico considerado um dos fundadores da Antropologia.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    Cultura y Religión (En línea), v. II, 3, p. 1-17  •  por César Augusto de Assis Silva
    Entre a “cultura surda” e a cura da surdez: Análise comparativa das práticas da Igreja Batista e da Igreja Internacional da Graça de Deus no Brasil

    O objetivo deste artigo é fazer uma análise comparativa entre duas atividades missionárias com surdos no Brasil, a saber, a das igrejas batistas vinculadas à Convenção Batista Brasileira e a da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), em seu templo sede. Nesta comparação abordaremos o modo como essas duas experiências protestantes configuram categorias como surdez e cura. Analisaremos primeiramente a lógica da prática missionária nas igrejas batistas na qual a cura da surdez é entendida como uma metáfora da conversão, ao mesmo tempo em que é vista como um sinal diacrítico de um “povo não alcançado” pela mensagem cristã. Em segundo lugar, analisaremos a prática da IIGD, na qual a busca da cura biológica da surdez aparece no discurso oficial como a principal razão de inserção dos surdos nessa instituição. Nossa intenção é demonstrar os diferentes modos de significação da surdez e da cura nas relações estabelecidas entre os agentes que configuram essas práticas, significação essa que nos informa acerca de processos políticos e sociais mais gerais.

    ×
  • 2008 • Ariús - Revista de Ciências Humanas e Artes (UFCG), v. 14, p.51-60
    O caso dos surdos e da Libras: Algumas considerações etnográficas sobre o discurso da etnicidade relativo à surdez
    Resumo do Artigo Científico

    Ariús - Revista de Ciências Humanas e Artes (UFCG), v. 14, p.51-60  •  por César Augusto de Assis Silva
    O caso dos surdos e da Libras: Algumas considerações etnográficas sobre o discurso da etnicidade relativo à surdez

    O objetivo deste artigo é refletir sobre a recente afirmação de particularidades étnicolinguísticas referentes à surdez, o que produziu o reconhecimento jurídico-político do estatuto de língua da língua brasileira de sinais (libras). Para tanto, primeiramente explicito o contexto empírico de minha investigação, constituído por múltiplos locais de produção da surdez ancorados tanto no espaço urbano como em espaços virtuais de debate. Em seguida, analiso as principais questões que estruturam esse discurso étnico, demonstrando o modo como determinadas agências nomeiam o grupo, afirmam o estatuto de língua da libras, produzem uma história oficial da surdez e reivindicam uma cultura particular. Por fim, problematizo esse discurso, demonstrando a sua arbitrariedade e as controvérsias que o seu aparente consenso silencia.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de César Augusto de Assis Silva

    Outros Especialistas
  • Diléia Aparecida Martins
    Diléia Aparecida Martins
    5 artigos científicos
  • Josélia Neves
    Josélia Neves
    8 artigos científicos
  • Patrícia Aparecida Moreira
    Patrícia Aparecida Moreira
    1 artigos científicos
  • Carilissa Dall ´Alba
    Carilissa Dall ´Alba
    1 artigos científicos
  • Shirley Vilhalva
    Shirley Vilhalva
    3 artigos científicos
  • Maria José Duarte Freire
    Maria José Duarte Freire
    4 artigos científicos
  • Silvana Aguiar dos Santos
    Silvana Aguiar dos Santos
    5 artigos científicos
  • Wagner Teobaldo
    Wagner Teobaldo
    1 artigos científicos
  • Orquídea Coelho
    Orquídea Coelho
    5 artigos científicos
  • Natália Almeida
    Natália Almeida
    1 artigos científicos
  •