porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Tereza Liduína Grigório Fernandes
Tereza Liduína Grigório Fernandes
Professora
Estatísticas de Publicação do Autor
Tereza Liduína Grigório Fernandes
Tereza Liduína Grigório Fernandes
Professora
1 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Tereza Liduína Grigório Fernandes

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • 2012 • In Maria Guiomar Carneiro Tommasiello; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Luiz Marcelo de Carvalho; José Cerchi Fusari. (Org.). Didática e Práticas de Ensino na Realidade Escolar Contemporânea: Constatações, Análises e Proposições. 1ed.: Junqueira&Marin Editores, v.3, p. 4136-4147
    Avaliação bilíngue no atendimento educacional especializado para crianças com surdez
    Resumo do Artigo Científico

    In Maria Guiomar Carneiro Tommasiello; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Luiz Marcelo de Carvalho; José Cerchi Fusari. (Org.). Didática e Práticas de Ensino na Realidade Escolar Contemporânea: Constatações, Análises e Proposições. 1ed.: Junqueira&Marin Editores, v.3, p. 4136-4147  •  por Tereza Liduína Grigório Fernandes
    Avaliação bilíngue no atendimento educacional especializado para crianças com surdez

    Na prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE observou-se que o desenvolvimento da linguagem por crianças ouvintes e surdos é diferenciado, em virtude da modalidade linguística, apesar de passar por etapas semelhantes. Por isso nosso objetivo foi o de elaborar, não adaptar do português, um instrumento para a avaliação da linguagem na língua de sinais, devido o fato de ambas as línguas se realizarem em diferentes modalidades, respectivamente oral e viso espacial. A pessoa com surdez faz uso de uma língua distinta da língua da maioria dos ouvintes – a Língua Brasileira de Sinais (Libras) – apesar de não ser extensiva a todos os sujeitos com surdez, também podem apresentar diferentes níveis no que diz respeito ao domínio e conhecimento da língua. Esta pesquisa, caracterizada como exploratória descritiva classifica-se como um estudo de caso, pois propõe a elaboração e a aplicação de um instrumento para avaliar a linguagem de crianças com surdez, e também a análise do próprio instrumento quanto à sua aplicabilidade e eficiência, configurando-se em uma pesquisa ação. A avaliação bilíngue, elaborada com base na linguagem imagética, tem, no signo visual o ponto forte no processo de ensino e aprendizagem e, um caráter lúdico e de fácil compreensão. Por meio da aplicação do instrumento de avaliação proposto, foi constatado que ao caracterizar o nível de linguagem de cada aluno pudemos traçar ações pedagógicas específicas a cada um, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem desse alunado, visando melhora no desempenho da linguagem compreensiva e expressiva. Se de fato defendemos uma proposta de reabilitação que valorize a comunicação visual e privilegie a construção do conhecimento pelo respeito à língua e as diferenças, é preciso que sejam produzidas propostas metodológicas condizentes a tais ideias.

    ×
  • Livros de Tereza Liduína Grigório Fernandes

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Renato Dente Luz
    Renato Dente Luz
    7 artigos científicos
  • Marta Rejane Proença Filietaz
    Marta Rejane Proença Filietaz
    2 artigos científicos
  • Eudenia Magalhães Barros
    Eudenia Magalhães Barros
    3 artigos científicos
  • Gladis Perlin
    Gladis Perlin
    6 artigos científicos
  • Esmeralda Figueira Queiroz
    Esmeralda Figueira Queiroz
    1 artigos científicos
  • Josélia Neves
    Josélia Neves
    8 artigos científicos
  • Bernardo Luís Torres Klimsa
    Bernardo Luís Torres Klimsa
    1 artigos científicos
  • Reginaldo Aparecido Silva
    Reginaldo Aparecido Silva
    1 artigos científicos
  • Silvia Estrela Lourenço
    Silvia Estrela Lourenço
    1 artigos científicos
  • Joana Conde e Sousa
    Joana Conde e Sousa
    2 artigos científicos
  •