porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Marcília Chagas Barreto
Marcília Chagas Barreto
Professora
Estatísticas de Publicação do Autor
Marcília Chagas Barreto
Marcília Chagas Barreto
Professora
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Marcília Chagas Barreto

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • 2012 • 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Fortaleza. Anais do 3º SIPEMAT, v.1
    O ensino de matemática para alunos com surdez
    Resumo do Artigo Científico

    3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Fortaleza. Anais do 3º SIPEMAT, v.1  •  por Marcília Chagas Barreto
    O ensino de matemática para alunos com surdez

    Com este texto, pretendemos levantar uma discussão acerca da literatura que está sendo produzida em torno do ensino de Matemática para alunos com surdez. Esta discussão é parte de um projeto maior em que se objetiva intervir na formação de professores que ensinam matemática para alunos surdos. A literatura demonstra que há ainda um longo caminho a ser percorrido para que se consiga efetivamente levar o surdo a construir o seu conhecimento matemático.

    ×
  • 2011 • XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, MANAUS. Anais do XX EPENN. Manaus: Valer. v. 2
    O material dourado e a Escala de Cuisenaire na adição dos números naturais com alunos surdos
    Resumo do Artigo Científico

    XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, MANAUS. Anais do XX EPENN. Manaus: Valer. v. 2  •  por Marcília Chagas Barreto
    O material dourado e a Escala de Cuisenaire na adição dos números naturais com alunos surdos

    A educação infantil para surdos ganha espaço no âmbito educacional ao propor a todas as crianças crescimento individual; pressupondo a existência de uma proposta pedagógica que tenha como eixo o brincar e o papel mediador do educador, atento para que as estratégias educativas sejam adequadas e contextualizadas, assegurando um saber com real significado, e a construção do conhecimento. A nossa proposta é um estudo teórico voltado para o uso de jogos no ensino de matemática para alunos surdos, utilizando o Material Dourado e a Escala de Cuisenaire na operação de adição dos números naturais, referendadas na Teoria Histórico-cultural da Atividade. A utilização destes materiais favorece a criança surda as representações (espacial e quantitativa) para desvendar e compreender o processo aditivo dos números naturais, em decorrência da interpretação visual da informação que lhe é apresentada e aliada às ações desenvolvidas, que irão se modificar em operações e, posteriormente, transformar-se-ão em hábitos ou habilidades, conforme pontua a Teoria da Atividade. O trabalho da adição com estes materiais pedagógicos possibilita a construção e compreensão do conceito pela criança surda, por meio de recursos visuais e algoritmos, desenvolvendo sua criatividade e as linguagens viso espacial e matemática.

    ×
  • Outros Especialistas
  • Diléia Aparecida Martins
    Diléia Aparecida Martins
    5 artigos científicos
  • Vinícius Nascimento
    Vinícius Nascimento
    8 artigos científicos
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    2 artigos científicos
  • Sylvia Lia Grespan Neves
    Sylvia Lia Grespan Neves
    3 artigos científicos
  • Claudete Cameschi de Souza
    Claudete Cameschi de Souza
    1 artigos científicos
  • Maria Janete Bastos
    Maria Janete Bastos
    3 artigos científicos
  • Neuza Santana
    Neuza Santana
    1 artigos científicos
  • Milene Galvão Bueno
    Milene Galvão Bueno
    1 artigos científicos
  • Kátia Nascimento
    Kátia Nascimento
    1 artigos científicos
  • Bruno Mendes
    Bruno Mendes
    1 artigos científicos
  •