porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Larissa Silva Rebouas
Larissa Silva Rebouas
Professora
Biografia do Autor
Larissa Silva Rebouas
Larissa Silva Rebouas
Professora

Professora Assistente na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Educação pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), Coordenadora de GPESSE (Grupo de Pesquisa e Estudos Surdos de Sergipe; Especialista em LIBRAS pelo MEC, convênio com a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MEC / FNDE / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, habilitada como Professora de LIBRAS, curso concluído no Rio de Janeiro em 2005; Especialista em LIBRAS pelo MEC, convênio com a FENEIS, habilitada como Professora de LIBRAS, nível básico, curso concluído no Rio de Janeiro em 2002; Licenciatura em Letras Libras, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em modalidade de Ensino a Distância, concluida em 2010.2; Licenciatura em Pedagogia, na Faculdade Social da Bahia (FSBA), concluído em 2008.1; Bacharelado em Educação Artística, com ênfase em Computação Gráfica, na Universidade Salvador (UNIFACS), concluído em 2001. Ex-Professora substituida na UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana. Ex-professora das Faculdade da Cidade do Salvador (FCS), onde ministrava a disciplina Estudo de LIBRAS no curso de Pedagogia e Faculdade Jorge Amado (UNIJORGE), Universidade Regional da Bahia - (UNIRB) em Salvador, onde ministra a disciplina LIBRAS no curso de Fonoaudilologia, Educação Física, Letras e Pedagogia.

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Larissa Silva Rebouas
Larissa Silva Rebouas
Professora
2 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Larissa Silva Rebouas

Como autor(a) principal

  • 2010 • In: I Congresso Nacional de Pesquisa em Educao Especial e Inclusiva/II Encontro de Incluso Escolar da Pessoa com Deficincia, UFS. Anais em CD-ROM - Caderno de textos completos. So Cristvo: UFS. p.645-657
    A centralidade da lngua para os surdos: Pelos espaos de convivncia e uso da Libras
    Resumo do Artigo Científico

    In: I Congresso Nacional de Pesquisa em Educao Especial e Inclusiva/II Encontro de Incluso Escolar da Pessoa com Deficincia, UFS. Anais em CD-ROM - Caderno de textos completos. So Cristvo: UFS. p.645-657  •  por Larissa Silva Rebouas
    A centralidade da lngua para os surdos: Pelos espaos de convivncia e uso da Libras

    No presente artigo, refletimos sobre temas como linguagem, lngua, cultura, identidade e espaos de convivncia, com o objetivo de defender um projeto de educao lingustica baseado no ensino da lngua brasileira de sinais (LIBRAS). Queremos evidenciar que uma lngua minoritria como a LIBRAS, bem como a cultura de solidariedade lingustica que se estabelece entre a comunidade surda e os ouvintes implicados, esto seriamente ameaados por uma poltica equivocada de extino de importantes espaos de convivncia para crianas e jovens surdos: as escolas e classes especiais para surdos.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    Mestrado em Educao (Conceito CAPES 4). Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil  •  por Larissa Silva Rebouas
    A prioridade dos docentes surdos para ensinar a disciplina lngua brasileira de sinais (LIBRAS) nas instituies de ensino superior aps o decreto 5.626/2005

    Com esta pesquisa procurei demonstrar que muitos professores ouvintes passaram a ensinar a LIBRAS aps o decreto 5.626/2005. Isto acontece porque muitas pessoas surdas no ultrapassaram o nvel superior de escolaridade. Por outro lado, o decreto estipula a prioridade das pessoas surdas, mesmo aquelas que tm escolaridade de nvel mdio, mas que tm formao comprovada como instrutores de LIBRAS. Um dos objetivos desta pesquisa foi o levantamento da disciplina LIBRAS nas IES de todo Brasil e a partir deste trabalho, procurei estabelecer contato com estas IES e os professores surdos e ouvintes. As IES comearam a oferecer esta disciplina a partir da publicao do decreto, mas passaram a contratar professores ouvintes por no conhecer o perfil profissional de muitos surdos habilitados a ensinar LIBRAS com formao de instrutores ou de professores graduados e psgraduados. O levantamento das IES que j oferecem a disciplina foi feito por regio. Na primeira parte desta dissertao, trato da minha prpria trajetria pessoal de aprendizagem da LIBRAS, tanto a nvel de instrutora e agente multiplicador, bem como do meu exerccio profissional como professora nas IES. A seguir, exponho importantes referenciais tericos que diferenciam a Surdez da deficincia auditiva, uma vez que as pessoas surdas tm uma cultura e uma identidade prprias. Na sesso seguinte, evidencio os referenciais legais que estabelecem o reconhecimento da LIBRAS como lngua da comunidade surda e a prioridade das pessoas surdas para o ensino desta lngua. A quarta parte desta dissertao, informa os resultados da minha investigao sobre o ensino da LIBRAS que realizei com a participao de alunos, professores surdos e ouvintes. Nas consideraes finais, retomo o problema da prioridade do exerccio docente para os surdos, apontando solues possveis para os problemas identificados a partir das opinies de alunos e professores.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Larissa Silva Rebouas

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Hugo Manuel Marques Ferreira
    Hugo Manuel Marques Ferreira
    1 artigos científicos
  • Maria Janete Bastos
    Maria Janete Bastos
    3 artigos científicos
  • Natália Almeida
    Natlia Almeida
    1 artigos científicos
  • Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    Ana Dorziat Barbosa de Mlo
    12 artigos científicos
  • Mônica Pereira dos Santos
    Mnica Pereira dos Santos
    6 artigos científicos
  • Gisele Iandra Pessini Anater Matos
    Gisele Iandra Pessini Anater Matos
    1 artigos científicos
  • Teófilo Galvão Filho
    Tefilo Galvo Filho
    3 artigos científicos
  • Ana Raquel Oliveira Lima
    Ana Raquel Oliveira Lima
    1 artigos científicos
  • Rafaela Cota Silva
    Rafaela Cota Silva
    2 artigos científicos
  • Pedro Henrique Witchs
    Pedro Henrique Witchs
    7 artigos científicos
  •