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Tnitha Glria de Medeiros
Tnitha Glria de Medeiros
Professora
Biografia do Autor
Tnitha Glria de Medeiros
Tnitha Glria de Medeiros
Professora

Possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Católica de Goiás (2001) e graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2007). Fez especialização em "Formação de professores em Língua Inglesa" (2002) pela Universaide Católica de Goiás e em "Planejamento Educacional" (2005) pela Universidade Salgado de Oliveira. No momento faz Mestrado em Letras e Linguistica pela Universiade Federal de Goiás. Possui o First Certificate in English (FCE) e o Teaching Knowledge Test (TKT) pela University of Cambridge. Atualmente é professor de inglês no SESC Cidadania e na Rede Municipal (Escola Municipal Monteiro Lobato) e já foi coordenadora em duas unidades da escola de idiomas Instituto Chicago.Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de inglês.

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Tnitha Glria de Medeiros
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3 Artigos Cient�ficos publicados
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Artigos Científicos de Tnitha Glria de Medeiros

Como autor(a) principal

  • 2010 • Entretextos, Londrina, v.10, n.1, p.34-54
    Anlise da conversao de dois alunos surdos aprendendo ingls: a organizao do reparo
    Resumo do Artigo Científico

    Entretextos, Londrina, v.10, n.1, p.34-54  •  por Tnitha Glria de Medeiros
    Anlise da conversao de dois alunos surdos aprendendo ingls: a organizao do reparo

    Anlise da Conversao (AC) com alunos surdos? Sim, uma vez que a lngua utilizada pela comunidade surda, Libras, uma lngua natural realizada por meio de um canal gesto-visual. AC o estudo da fala em situaes cotidianas em que h uma interao natural, denominada de fala-em-interao. Seu objetivo maior compreender como a sequncia de fala gerada e negociada. Esse artigo se enquadra na AC aplicada por se basear numa interao institucional: a sala de aula de ingls. O intuito verificar o que acontece quando trs participantes esto engajados no entendimento no s da Lngua Inglesa, como tambm da Lngua Portuguesa e Libras. Isso feito levando-se em conta um subsistema da AC, o fenmeno reparo (HUTCHBY e WOOFFITT, 2004; SCHEGLOFF, 2007; HAVE, 2007). O reparo necessrio para sustentar a intersubjetividade de uma interao e garantir a mtua compreenso entre os participantes. Esse estudo mostra que os alunos surdos buscam compreender a lngua inglesa e, por meio do reparo, eles questionam, solicitam repeties, confirmaes, so corrigidos quando produzem um sinal equivocado. O reparo em sala de aula serve para corrigir, orientar, reformular e organizar o processo comunicativo.

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  • 2010 • Revista Educao Especial (UFSM), v. 23, p. 103/36-116
    O aluno surdo aprendendo ingls em escola inclusiva: uma perspectiva Vygotskiana
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Educao Especial (UFSM), v. 23, p. 103/36-116  •  por Tnitha Glria de Medeiros
    O aluno surdo aprendendo ingls em escola inclusiva: uma perspectiva Vygotskiana

    Este artigo surgiu da necessidade de dirigir o nosso olhar para um cenrio no qual a escola no pode mais omitir-se: o ensino de ingls para alunos surdos. Apresenta-se uma anlise das interaes observadas durante uma aula de ingls na qual dois alunos surdos e uma intrprete discutem um texto. Essa investigao foi feita luz do parmetro sociocultural de Vygotsky (1998) no qual os conceitos de zona de desenvolvimento proximal, internalizao e andaimes (scaffolding) sero discutidos. Algumas consideraes acerca do surgimento da incluso e que causas ela promove, bem como as leis que a norteiam sero abordadas. Devido ao nmero pequeno de participantes, esta pesquisa configura-se como um estudo de caso (BOGDAN E BIKLEN, 1994). A partir dos resultados obtidos, esta pesquisa demonstra que os participantes, ao realizarem atividades que envolvem a interpretao do texto, o fazem de forma colaborativa, no qual a intrprete tem a funo de par mais competente (VYGOTSKY, 1998). Pelo oferecimento de scaffolding (WOOD, BRUNNER e ROSS, 1976; LANTOLF e APPEL, 1994; ANTN e DICAMILLA, 1999; DONATO, 2000; MELLO, 2002), a aquisio da lngua inglesa e tambm da lngua portuguesa e Libras foram possveis. Sendo assim, considera-se importante a filosofia do bilinguismo, pois o aluno surdo precisa conviver com sua comunidade para construir sua fala (Libras), identidade e cultura. Os dados demonstram que os alunos surdos tm um posicionamento ativo, participante na discusso do texto com a intrprete.

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  • 2009 • RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, Edio n 05
    Ingls para alunos surdos: Quem ser de fato o includo - O professor ou o aluno ?
    Resumo do Artigo Científico

    RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, Edio n 05  •  por Tnitha Glria de Medeiros
    Ingls para alunos surdos: Quem ser de fato o includo - O professor ou o aluno ?

    Desafio. Essa a palavra que define a busca por um sistema inclusivo. Se fecharmos o foco para o ensino e aprendizagem de uma lngua estrangeira (LE) com alunos surdos, o desafio torna-se ainda mais complexo. As Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica (CNE/CEB, 2001) bem como a Declarao de Salamanca (1994) e tambm os Parmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB, 1996), prescrevem um discurso em defesa da incluso: mudanas de currculo, adaptaes do contexto escolar, metodologias, preparao dos educadores, planejamentos. Verifica-se que o trabalho do professor constitudo por prescries, concebidos por outros que, muitas vezes, no fazem parte do universo do processo de ensino/aprendizagem e que acaba culminando num distanciamento entre o trabalho prescrito e o realizado. Ao expor a fala de uma professora de ingls e de um intrprete, analiso como a prescrio acerca da incluso se evidencia na prtica. Este artigo objetiva compreender as leis e os princpios da educao inclusiva e a dicotomia teoria X prtica. Observa-se que, apesar do aparato legal que apia a Educao Inclusiva, ainda precisamos de muita reflexo terica e formao prtica dos educadores. Palavras-chave: alunos surdos; polticas pblicas; ensino de ingls.

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  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

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