porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Regina Maria Russiano Mendes
Regina Maria Russiano Mendes
Especialista em Traduo/Interpretao e Ensino de Libras
Biografia do Autor
Regina Maria Russiano Mendes
Regina Maria Russiano Mendes
Especialista em Traduo/Interpretao e Ensino de Libras

Especialista em traducao/interpretacao e ensino de Libras pela Faculdade de Agudos (2011) e em educacao de Surdos pela Faculdade Gama Filho (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante (1993) e em Educacao fisica pela Universidade de Santo Amaro (1985).

Experiencia profissional:
Professora na rede estadual de ensino de Sao Paulo.

×
Estat�sticas de Publica��o do Autor
Regina Maria Russiano Mendes
Regina Maria Russiano Mendes
Especialista em Traduo/Interpretao e Ensino de Libras
1 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Regina Maria Russiano Mendes

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Libras em estudo: traduo/interpretao, FENEIS-SP, p75-107  •  por Regina Maria Russiano Mendes
    Afinal: Intrprete de Lngua de Sinais, Intrprete Educacional, Professor-Intrprete ou Auxiliar ? O trabalho de Intrpretes na lgica inclusiva

    Com a poltica da incluso educacional a presena do intrprete da lngua de sinais nas salas de aula foi se multiplicando e se direcionando a fim de atender s necessidades dos alunos surdos. O presente trabalho refere-se a uma reflexo sobre a funo do intrprete de lngua Brasileira de Sinais na sala de aula com alunos surdos matriculados no Ensino Fundamental e no Ensino Superior. Procuramos estudar as diversas atuaes do intrprete educacional em salas de aulas com alunos surdos matriculados. O questionamento que norteou a pesquisa foi: Quais os papis do intrprete alm da interpretao? Desenvolvemos a entrevista com dois intrpretes, um que atuava no ensino fundamental e outro que atuava no ensino superior, onde pudemos apreender por meio do discurso as funes desempenhadas. O roteiro de entrevista continha questes abertas. A opo pelo procedimento de entrevistas se deu pelo conceito discursivo apreendido em Bakhtin/Volochnov (1992), permitindo aos entrevistados a liberdade de expresso, gerando a partir deste ponto a anlise e discusso sobre as palavras alheias. Constatamos a importncia dos intrpretes em sala de aula para o processo de aprendizagem dos estudantes surdos e que sua atuao no se restringe apenas a interpretar, ou seja, a passar contedos de uma lngua para outra, mas tambm atua como um educador, informando e orientando o aluno surdo, sua atuao se reflete inclusive em contribuir com o processo de ampliao do lxico da Libras, quando diz para outros a mensagem interpretada o diz com suas palavras, estando ento a interpretao envolvida de sua subjetividade e ideologia.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Regina Maria Russiano Mendes

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Carilissa Dall ´Alba
    Carilissa Dall Alba
    1 artigos científicos
  • Carina Rebello Cruz
    Carina Rebello Cruz
    1 artigos científicos
  • Juliana da Silva Bezerra
    Juliana da Silva Bezerra
    3 artigos científicos
  • Vânia de Aquino Albres Santiago
    Vnia de Aquino Albres Santiago
    6 artigos científicos
  • Antônio Luiz Alencar Miranda
    Antnio Luiz Alencar Miranda
    1 artigos científicos
  • Rejane Plinski
    Rejane Plinski
    1 artigos científicos
  • Nídia Limeira de Sá
    Ndia Limeira de S
    3 artigos científicos
  • Luísa Gonçalves
    Lusa Gonalves
    1 artigos científicos
  • Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
    Mariana Araguaia de Castro S Lima
    1 artigos científicos
  • Ana Rosária Soares da Silva
    Ana Rosria Soares da Silva
    1 artigos científicos
  •