porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Regina Maria Russiano Mendes
Regina Maria Russiano Mendes
Especialista em Tradução/Interpretação e Ensino de Libras
Biografia do Autor
Regina Maria Russiano Mendes
Regina Maria Russiano Mendes
Especialista em Tradução/Interpretação e Ensino de Libras

Especialista em traducao/interpretacao e ensino de Libras pela Faculdade de Agudos (2011) e em educacao de Surdos pela Faculdade Gama Filho (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante (1993) e em Educacao fisica pela Universidade de Santo Amaro (1985).

Experiencia profissional:
Professora na rede estadual de ensino de Sao Paulo.

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Regina Maria Russiano Mendes
Regina Maria Russiano Mendes
Especialista em Tradução/Interpretação e Ensino de Libras
1 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Regina Maria Russiano Mendes

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Libras em estudo: tradução/interpretação, FENEIS-SP, p75-107  •  por Regina Maria Russiano Mendes
    Afinal: Intérprete de Língua de Sinais, Intérprete Educacional, Professor-Intérprete ou Auxiliar ? O trabalho de Intérpretes na lógica inclusiva

    Com a política da inclusão educacional a presença do intérprete da língua de sinais nas salas de aula foi se multiplicando e se direcionando a fim de atender às necessidades dos alunos surdos. O presente trabalho refere-se a uma reflexão sobre a função do intérprete de língua Brasileira de Sinais na sala de aula com alunos surdos matriculados no Ensino Fundamental e no Ensino Superior. Procuramos estudar as diversas atuações do intérprete educacional em salas de aulas com alunos surdos matriculados. O questionamento que norteou a pesquisa foi: Quais os papéis do intérprete além da interpretação? Desenvolvemos a entrevista com dois intérpretes, um que atuava no ensino fundamental e outro que atuava no ensino superior, onde pudemos apreender por meio do discurso as funções desempenhadas. O roteiro de entrevista continha questões abertas. A opção pelo procedimento de entrevistas se deu pelo conceito discursivo apreendido em Bakhtin/Volochínov (1992), permitindo aos entrevistados a liberdade de expressão, gerando a partir deste ponto a análise e discussão sobre as palavras alheias. Constatamos a importância dos intérpretes em sala de aula para o processo de aprendizagem dos estudantes surdos e que sua atuação não se restringe apenas a interpretar, ou seja, a passar conteúdos de uma língua para outra, mas também atua como um educador, informando e orientando o aluno surdo, sua atuação se reflete inclusive em contribuir com o processo de ampliação do léxico da Libras, quando diz para outros a mensagem interpretada o diz com suas palavras, estando então a interpretação envolvida de sua subjetividade e ideologia.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Regina Maria Russiano Mendes

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Josélia Neves
    Josélia Neves
    8 artigos científicos
  • Hugo Manuel Marques Ferreira
    Hugo Manuel Marques Ferreira
    1 artigos científicos
  • Alessandra Franzen Klein
    Alessandra Franzen Klein
    2 artigos científicos
  • Diléia Aparecida Martins
    Diléia Aparecida Martins
    5 artigos científicos
  • Vinícius Nascimento
    Vinícius Nascimento
    8 artigos científicos
  • Nídia Limeira de Sá
    Nídia Limeira de Sá
    3 artigos científicos
  • Patrícia Aparecida Moreira
    Patrícia Aparecida Moreira
    1 artigos científicos
  • Clélia Regina Ramos
    Clélia Regina Ramos
    10 artigos científicos
  • Flávia Machado
    Flávia Machado
    6 artigos científicos
  • Teófilo Galvão Filho
    Teófilo Galvão Filho
    3 artigos científicos
  •