porsinal  
AutoresListagemColaboradores
Ronice Müller de Quadros
Ronice Müller de Quadros
Professora e Investigadora
Biografia do Autor
Ronice Müller de Quadros
Ronice Müller de Quadros
Professora e Investigadora

Profissionalmente, tenho uma longa carreira que se iniciou na Escola Especial Concórdia em Porto Alegre. Nesta escola, fui professora de surdos na Educação Fundamental, uma oportunidade que determinou minha atuação profissional. Morei em Caxias do Sul/RS e fui professora e coordenadora pedagógica na Escola Municipal Helen Keller. Neste período, me graduei em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul. Tive a oportunidade de ter aulas com a lingüista Heloisa Feltes que muito me incentivou a tentar o mestrado em Lingüística da PUCRS. Conquistei o meu espaço na PUCRS e fiz o mestrado e parte do meu doutorado nesta universidade. Tive também a oportunidade de estar um ano e meio na University of Connecticut nos Estados Unidos trabalhando nas minhas pesquisas do curso de doutorado com a supervisão da Dra. Diane Lillo-Martin. Meu objetivo sempre foi estudar a língua de sinais brasileira. Realizei pesquisas analisando a estrutura da língua de sinais e o processo de aquisição de crianças surdas filhas de pais surdos. Nesta caminhada, também atuei como intérprete de língua de sinais e na formação de profissionais intérpretes. Tive também muitas oportunidades de trabalhar na formação de professores para surdos, o que motivou a publicação do meu primeiro livro "A educação de surdos: a aquisição da linguagem" e demais publicações. Atuei como professora e pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade Luterana do Brasil.

Atualmente, sou professora e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina no Centro de Comunicação e Expressão - CCE, no Departamento de Línguas Estrangeiras. O setor ao qual estou ligada é o Curso de Letras Língua Brasileira de Sinais. Sou a coordenadora geral deste curso que acontece na modalidade à distância. Esse curso forma professores e tradutores/intérpretes de língua de sinais. Em 2006, a UFSC passou a oferecer este curso com mais oito instituições de ensino: a UFAM, a UNB, o CEFET/GO, a UFC, a UFBA, o INES, a USP e a UFSM. Em 2008, a UFMG, a UNICAMP, a UEPA, a UFES, a UFPE, o CEFET/RN, a UFRGS, a UFPR e a UFGD passam a integrar este curso.

Na UFSC, fundamos o Grupo de Estudos Surdos - GES – um grupo que reuni os pesquisadores de língua de sinais, de tradução e interpretação e de educação de surdos.

×

Artigos de Opinião de Ronice Müller de Quadros

  • Sexta-feira, 04 de Maio de 2012
    Ser bilíngue bimodal
  • Outros Colaboradores
  • Amílcar José Morais
    Amílcar José Morais
    1 artigos de opinião publicados
  • Ana Raquel Oliveira Lima
    Ana Raquel Oliveira Lima
    3 artigos de opinião publicados
  • David Pinheiro Fonseca
    David Pinheiro Fonseca
    1 artigos de opinião publicados
  • Elsa Catarina Silva
    Elsa Catarina Silva
    1 artigos de opinião publicados
  • Filipe Venade de Sousa
    Filipe Venade de Sousa
    1 artigos de opinião publicados
  • Isabel Sofia Correia
    Isabel Sofia Correia
    3 artigos de opinião publicados
  • Lak Lobato
    Lak Lobato
    2 artigos de opinião publicados
  • Maria do Céu Gomes
    Maria do Céu Gomes
    7 artigos de opinião publicados
  • Rafaela Cota Silva
    Rafaela Cota Silva
    1 artigos de opinião publicados
  •